Por Lúcio Castellano

Representantes das CDLs mineiras tiveram uma sexta-feira (15 de maio) produtiva no Tauá Grande Hotel, em Araxá com palestras e uma aula especial sobre como funciona o Sistema e as entidades.

Para o presidente da CDL Uberaba e vice-presidente da FCDL-MG (Federação das CDLs de Minas Gerais), Miguel Faria, o evento foi marcado, entre outras, pela importância da união dos líderes varejistas mineiros, num momento de cautela para o varejo nacional. Enfatiza, ainda, "as ações que visam a capacitação permanente que a Federação irá implementar para que os dirigentes lojistas estejam cada vez mais preparados para o desempenho de funções de liderança comercial em suas cidades".

No primeiro dia do cenário de conhecimentos montado no Tauá Grande Hotel, em Araxá, o presidente da FCDL-MG deu as boas-vindas aos representantes das CDLs mineiras presentes contando da satisfação em recebê-los no 8º Encontro de Presidentes, o primeiro de sua gestão. “É gratificante apertar as mãos e olhar nos olhos daqueles que podem, juntamente comigo, fazer um Movimento Lojista mais forte e mais unido”, afirmou o presidente.

Esse, sem dúvida, foi o motivo que guiou a escolha do tema “A força da liderança associativista” para essa edição do encontro. Segundo Frank, para fazer tudo aquilo que tem que ser feito durante sua gestão, é necessário que os líderes cedelistas se unam aos mesmos propósitos. “Quero levar as ferramentas necessárias para que as CDLs cresçam e dar todo o suporte para nossas entidades mineiras para fortalecermos o Movimento Lojista do Estado. E com a ajuda de cada um desses líderes, fica muito mais fácil,” conta Frank.

A ideia foi, durante esses dois dias de evento, sexta (15) e sábado (16), fazer valer, literalmente, o hino da nação lojista, cantado no início do evento: “somos a nação lojista, unida, guerreira”. “Ser empreendedor brasileiro é um desafio, ser aquele homem que gera emprego e assina carteira neste País é desafiador. Mas eu acredito e quero pedir a  vocês que se unam e não desanimem”, convocou o presidente emocionado.

Maratona de conhecimento

Demonstrando sempre a preocupação com os varejistas e associados, a Federação não poderia deixar de lado o cenário atual em que estamos inseridos na hora de fazer a programação do evento.

O diretor presidente do grupo mineiro Zema, Romeu Zema Neto, foi o convidado da parte da manhã para contar a história da empresa e como ela age em tempos de crise. “Devemos cuidar do navio antes da tempestade. Uma organização precisa ter disciplina nos processos e precisa se antecipar aos fatos”, deu a dica.

Para fazer jus ao tema do encontro, o economista e consultor de empresas, Moacir Muzzi falou sobre o associativismo e a gestão através dele. Muzzi, que já foi presidente da FCDL-MG por dois mandatos, colaborou com dicas valiosas para se liderar pela inspiração. “É muito importante para nós presidentes, para nossa representatividade e para nossos associados que tenhamos mobilização. Através dela podemos alcançar resultados inimagináveis”, afirmou Muzzi.

Tarde de capacitação

Após o almoço, a cereja do bolo de sobremesa: o lançamento do novo projeto realizado pela FCDL-MG em conjunto com o consultor, Paulo César Ferreira, a Escola de Líderes.

O presidente Frank Sinatra contou o porquê e os objetivos da novidade. “Muitos dos presidentes que estão entrando no Movimento não sabem o que é ser um dirigente de uma entidade de classe. Para orientá-los e capacitá-los nasceu esse projeto que vale ouro”, conta o presidente.

Após isso, Paulo César começou o primeiro módulo da Escola de Líderes, dando aula sobre como funciona o Sistema e ensinando o bê-a-bá das entidades para os presidentes das CDLs mineiras presentes. “A Escola de Líderes é uma ideia inovadora no Brasil e inovadora tanto dentro do Sistema da CNDL, como dentro do sistema de entidades empresariais. O objetivo é tanto promover quanto facilitar a transição daquele indivíduo que é um empresário e que assume uma entidade empresarial, facilitando essa transição, tanto comportamental como de conhecimento”, explica.

Ainda segundo Paulo César, essa capacitação é extremamente importante para o fortalecimento do Movimento Lojista como um todo. “Precisamos mobilizar as 201 CDLs. Quando conseguirmos fazer isso nossa força será muito maior”, afirma.

Cerca de 120 representantes das CDLs mineiras assistiram às palestras de sexta que contou com a presença da vice-prefeita e secretária de saúde de Araxá, Lídia Jordão, representando o prefeito da cidade, Aracely de Paula. “Para Araxá e extremamente importante que esse encontro seja feito aqui. Araxá está de braços abertos. Serão sempre muito bem-vindos”, deu o recado.

O secretário de desenvolvimento econômico, Leandro Haddad também prestigiou o evento. No sábado (16), teve mais conhecimento no Tauá Grande Hotel. O consultor Paulo César Ferreira continuou sua aula na Escola de Líderes e o fundador e ex-comandante do Gate, Diógenes Lucca, ministrou a palestra “Lidere para conquistar territórios”.

A maratona de conhecimentos 

Cooperativismo, associativismo e negociação foram abordados, sábado, 16, no Tauá Grande Hotel, em Araxá.

Sábado também é dia de conhecimento no 8º Encontro de Presidentes com a continuação das aulas da Escola de Líderes, com o consultor Paulo César Ferreira falando sobre os sete princípios do cooperativismo e do associativismo.

Paulo César, deu uma dica valiosa para os presidentes das CDLs mineiras presentes. "Conheça seu quadro de associados, quem ele é, como está segmentado, bem como o município sediado, assim conhecerá seu potencial e poderá fazer atendimentos coletivos por segmento", finaliza.

Na mesma onda de preciosas dicas e para finalizar a maratona de troca de ideias, o fundador e ex-comandante do GATE, Diógenes Lucca, com sua palestra "Lidere para conquistar territórios", expôs toda a experiência de quem sempre esteve negociando em situações extremas.

O ex-comandante, que foi o negociador do caso Sílvio Santos, contou que existem inúmeras técnicas, táticas e ferramentas para conduzir uma negociação, assunto amplamente abordado em sua apresentação.

"A negociação é uma ferramenta importante para os presidentes, dentro de seus microcontextos, exercitar o papel de liderança e fazer cada vez mais forte sua instituição. Ela começa desde a parte do conflito, da importância das informações, de aprender a pensar com a cabeça do outro", afirma Lucca.

Outras ferramentas da negociação foram trabalhadas pelo ex-comandante com base no ponto fundamental de uma instituição e de um líder: a credibilidade.

Uma delas é lidar com conflito que, segundo Lucca, é base para ser um bom negociador e um bom líder. "Vocês, líderes, não podem ser pessoas que lidam mal com um problema", falou com os presidentes.

Ser resiliente, se informar, saber ouvir, pensar com a cabeça do outro, reconsiderar quando necessário, manter o controle, cumprir o que foi combinado e cumprir o combinado são outras ferramentas necessárias para negociar e liderar com credibilidade. "A credibilidade é a melhor arma em uma negociação", finaliza Lucca.

O conhecimento não tem fim

A maratona de conhecimento chegou ao fim no 8º Encontro de Presidentes, neste sábado, mas volta a acontecer nos dias 25, 26 e 27 de junho, no Hotel Tauá de Caeté. O hotel irá sediar a 24ª Convenção Estadual do Comércio Lojista e 12º Encontro de Profissionais das CDLs mineiras que, com o tema "Conexão Inovar. Plugue suas ideias nas novidades", trará uma programação inovadora e com muitas novidades.

Faça sua inscrição. Mas corra, porque as vagas são limitadas!

.....

FONTE: TEXTO E FOTOS – PORTAL FCDL-MG, com adaptações

Gostou? Compartilhe nas redes sociais.