Por Lúcio Castellano
A CDL Uberaba está liderando um movimento junto a outras CDL's, em pareceria com o Rotary Club Aeroporto e com a empresa Água Nobre de Minas que tem sede em Uberaba.
Até o final da tarde desta quinta-feira (12). haviam sido arrecadados recursos para a aquisição de 1.400 galões (20 litros) de água mineral para a cidade de Governador Valadares que está sem água por conta do acidente ambiental ocorrido na semana passada.
Segundo o presidente e da entidade, Miguel Faria, também já estão garantidos 225 fardos (garrafas) que totalizam cerca de 2.700 litros. Juntamente com os galões serão enviados fardos de água mineral com 12 garrafas de 510 ml.
Caso alguém queira participar da campanha, pode entregar na sede da CDL, na Rua Luiz Soares, 520, Vila Olímpica, fone (34) 3319-4400. O caminhão deve sair nos próximos dois dias.
A seguir, relato da situação de momento em Governador Valadares, elaborado pela CDL GV.
Depoimento de Geralda Gonçalves / Gerente da CDL de Governador Valadares
- Estamos vivendo hoje o pior evento que já aconteceu na história de Governador Valadares e região, causado pelo rompimento de barragem em Bento Rodrigues.
O cenário é o pior possível, a cidade com quase 300 mil habitantes está sem água. O Rio Doce não tem mais vida e não temos sequer previsão de por quanto tempo esta situação permanecerá.
Por orientação do Ministério Públicoalgumas medidas já foram tomadas no sentido orientar a população enquanto o exército chegue a Governador Valadares, para determinar o que fazer para captar água de outros rios e levar até ao SAAE para tratamento e distribuição. Para isso acontecer,terá que se construir uma adutora que leva de 15 a 20 dias para ficar pronta e com ela abastecerá 25% da população.
Estamos mantendoatualizados, o site e a Fan Page da CDL GV com as informações oficiais que nos chegam.
A FCDL MG está mobilizando todo o Estado no sentido de conseguir ajuda para Governador Valadares.
A CDL GV informou a todos os empresários do comércio, Indústria e Serviços, que foi montado umDepartamento de Gerenciamento de Crise.
As informações oficiais e orientações à toda a população afetada sairão deste departamento, que se encontra instalado na sede da RISP.
A CDL GV está participando juntamente com outras entidades e instituições, de reuniões diárias onde estratégias parasoluções são discutidas e encaminhadas ao Departamento de Gerenciamento de Crise.
Nós, nos solidarizamos com a situação de cada um e acreditamos que juntos, agindo com transparência, fé e muita união enfrentaremos e venceremos mais esta batalha.
Estamos em uma operação de guerra, onde todos são soldados desta operação!
Contamos com o apoio desta nesta luta que é de todos.
Governador Valadares, 12 de novembro de 2015