A 51ª Convenção Nacional do Comércio Lojista iniciou suas atividades no dia 26 de setembro, em Florianópolis, SC, com delegações de dirigentes lojistas, empresários e autoridades de todo o Brasil. Os presidentes das federações presentes foram apresentados a todos, representando seus respectivos estados com a entrada das bandeiras na solenidade de abertura. O evento está programado para ser concluído no dia 29, quarta-feira.
O presidente da CDL anfitriã, Osmar Silveira, discursou dando boas vindas e agradeceu aos convidados que representaram número recorde, em convenções, cinco mil pessoas. Ele falou sobre a cidade e seu trabalho no movimento lojista,”sempre tive que inovar para atender meus clientes, no caso as federadas, sempre da melhor forma possível”, ressaltou . Logo em seguida, o superintendente do SEBRAE SC falou sobre a luta e a importância dos micro e pequenos empresários na economia do país.
O presidente da FCDL-SC, Sérgio Medeiros, referiu-se aos valores e conquistas realizadas, “micro e o pequeno empresário são verdadeiros heróis diante da pesada carga tributária”, o prefeito da capital catarinense, Dário Berger, ressaltou a parceria entre CDL e Prefeitura e parabenizou a organização pelo evento.
O presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Roque Pellizzaro e o governador de Santa Catarina, Leonel Pavan, também discursaram. O primeiro utilizou suas palavras para pontuar as açõesdo movimento lojista, “juntos instituímos a Frente Parlamentar Mista do Comércio Varejista e conquistas na Lei do Inquilinato, com as operadoras de cartão de crédito e financiamento do BNDES.", enumerou. Pellizzaro ainda evidenciou o Projeto 2014, a modernização do SPC Brasil e falou sobre os desafios do varejo e da substituição tributária que sobrecarrega as micro e pequenas empresas.
O governador do estado, falou sobre os bons números na área social e planejamento para o futuro. Assim que cessaram as palavras, os convidados assistiram à apresentação do Balé Bolshoi e particiaparam de um coquetel de confraternização.
Delegação Mineira - A delegação mineira, ao que tudo indica, apresenta grandes chances para ser, mais uma vez, condecorada a maior da Convenção Nacional. Para a solenidade de abertura o presidente da FCDL-MG, José César da Costa distribuiu aos seus convidados bandeirinhas e adesivos referentes a Minas Gerais para criar uma identidade visual. A imagem marcada nas peças, até mesmo nas camisas utilizadas pelos membros da delegação é a ponte que é cartão postal da capital catarinense e é o slogan da Convenção, “Uma ponte para a inovação”.
Fonte: Assessoria de Comunicação da FCDL-MG