Uberaba tem sua primeira estação de celular alimentada com energia fotovoltaica
Com foco na sustentabilidade ambiental e eficiência energética, a Algar Telecom investiu em um site de telecomunicações em Uberaba para que ele seja alimentado com energia fotovoltaica. A Alsol Energias Renováveis é a responsável pelo projeto de parceria com a operadora para o fornecimento dos equipamentos necessários para a produção de energia renovável e benéfica ao meio ambiente. O presidente da CDL Uberaba, Fulvio Ferreira, participou da solenidade.
O sistema implementado na estação de Uberaba conta com 340 placas fotovoltaicas que captam a luz solar e a transforma em energia elétrica necessária para o funcionamento dos equipamentos de telecomunicações do site. Este sistema traz benefícios para a operadora e para a distribuidora de energia, pois haverá redução de perdas em sua rede, caracterizando mais uma ação de eficiência energética desse projeto.
Segundo o diretor de operações da Algar Telecom, Luis Santos Filho, a expectativa é que sejam gerados 121 mil KWp de potência no site de Uberaba em um ano. Com a instalação do sistema, o site passa a ser autossuficiente em produção de energia, e a potência instalada equivale à energia consumida de 60 residências (considerando o consumo médio 170 Kwh por mês).
O projeto, que prevê instalação da mesma tecnologia em outras cidade (Ituiutaba, Patos de Minas, Frutal, Tupaciguara, Prata e Santa Vitória), em sua fase inicial, terá potência máxima de 450 KWp e a energia será consumida nos próprios sites ou injetada na rede elétrica da distribuidora de energia, instantaneamente.
Para o diretor de relacionamento com mercado da Algar Telecom, Luiz Eduardo da Cunha Peppe, a opção por alternativas mais sustentáveis é algo natural na empresa. “Ao recorremos à luz do sol para suprir parte da nossa demanda de energia, estamos diversificando a matriz e contribuindo para a desopressão do sistema elétrico tradicional”, afirma.
Segundo o diretor-técnico da Alsol, Gustavo Malagoli, a parceria da empresa com a Algar Telecom é uma oportunidade de levar essa tecnologia para locais onde ela ainda não é tão utilizada e, principalmente, contribuir para a geração de energia limpa e renovável.
"Está sendo um desafio para a nossa equipe colocar todos os sites em operação o quanto antes. Esperamos que esta iniciativa da Algar Telecom incentive outras empresas a investir no sistema fotovoltaico, uma vez que o custo-benefício é bastante atraente", afirmou Malagoli.
Sobre a Algar Telecom
A Algar Telecom, empresa de telecomunicações do grupo Algar, está há mais de 60 anos no mercado com dois objetivos principais: manter um relacionamento próximo com seus clientes e oferecer serviços de alta qualidade.
A empresa oferece acesso à internet com ultravelocidade, celular de qualidade, TV por assinatura com programação especial, serviços de voz, dados, internet, TI e Infra, outsourcing e vídeo. Por isso, investe constantemente, na modernização da sua rede, na governança corporativa e no desenvolvimento de canais de relacionamento diferenciados, usando aplicativos e espaços nas redes sociais, além de uma equipe de consultores especializados para projetar as melhores soluções para empresas de qualquer porte em um atendimento consultivo e exclusivo.
O alto índice de satisfação é reflexo da cultura da companhia baseada no diálogo e na criação de relacionamentos sustentáveis.
Em expansão constante, a Algar Telecom tem hoje mais de 3,6 mil associados (como são chamados os colaboradores) e está presente nas principais regiões do Brasil. São 28 mil km de fibra óptica atendendo 1,3 milhão de clientes nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal. Desde 2007, a Algar Telecom é uma companhia aberta, não listada na Bolsa de Valores.
Fonte: João Paulo Feliciano / fsbcomunicação