Deputados destacaram a contribuição da entidade para o desenvolvimento de Minas

A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Minas Gerais (FCDL-MG) foi homenageada por seus 40 anos de história, nesta quinta-feira (21/3/13), pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Durante o evento, o presidente da federação, José César da Costa, recebeu placa comemorativa, que representa o reconhecimento da ALMG pela contribuição dada pela instituição ao comércio mineiro. A CDL Uberaba esteve representada pelo presidente Miguel Ferreira, acompanhado pela Dra. Cleonilda Santos, e pelo conselheiro Fúlvio Ferreira.

A homenagem, realizada a pedido do deputado Antônio Carlos Arantes (PSC), contou com a presença do deputado Mário Henrique Caixa (PCdoB), que presidiu o evento; do presidente da FCDL-MG, José César da Costa; do secretário municipal adjunto de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Souza e Silva, representando o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda; de Jonísio Lustosa Nogueira, diretor da Associação Comercial de Minas Gerais, e do deputado Rômulo Veneroso (PV).

Em seu discurso, Arantes lembrou aos convidados a importância da federação para todo o País, sendo a mesma referência para todo o movimento lojista nacional. Ele destacou ainda a existência da Frente Parlamentar de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, que defende os interesses do comércio varejista mineiro. Por fim, o deputado aproveitou a oportunidade para parabenizar toda a entidade. “É importante ressaltar quem trabalha por esta instituição e volto a dizer: é por meio do capital humano que se faz crescer uma federação como o FCDL de Minas”, afirmou.

José César da Costa, presidente da FCDL, após o recebimento da placa comemorativa, reforçou a importância de todos os que contribuíram para o desenvolvimento da instituição durante os seus 40 anos de existência e do relacionamento com a ALMG, através, principalmente, da Frente Parlamentar de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.

O presidente da federação destacou ainda os pilares que norteiam as atividades da instituição na atualidade. “Caminhar com foco nos anseios da classe comercial que representa; edificar, dar consistência, sobretudo sustentabilidade, numa época em que o mercado econômico se descortina com grandes oportunidades de negócios e desafios acelerados e ao mesmo tempo exige de seus protagonistas a quebra de paradigma, inovação, avanços tecnológicos, revisão de conceitos”, enumerou.

Falando em nome do presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), o deputado Mário Henrique Caixa destacou a contribuição da federação durante importantes momentos do Legislativo mineiro. Citou, por exemplo, o veto ao projeto de lei que obrigaria os detentores de bancos de dados e cadastros de consumidores e serviços de proteção ao crédito a comunicarem a negativação do nome de consumidores por meio de carta registrada. Mencionou, também, a campanha Assine + Saúde, movimento sob a liderança da ALMG, que pretende angariar um milhão de assinaturas para apresentação de projeto popular ao Congresso Nacional que obriga a União a investir 10% da receita corrente bruta na saúde.

O parlamentar parabenizou o presidente da federação e destacou sua trajetória como liderança no setor varejista mineiro e brasileiro. “Esse empresário do ramo de construção civil e madeireira, dotado de grande espírito de liderança, ocupara anteriormente os postos de conselheiro fiscal e vice-presidente da FCDL-MG e de e vice-presidente da CDL de Governador Valadares. Atualmente, acumula as funções de vice-presidente do Conselho Deliberativo do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas”.

História - A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Minas Gerais (FCDL-MG), entidade de classe sem fins lucrativos, foi fundada no dia 19 de março de 1973, com o objetivo de congregar todas as CDLs do Estado. Antes de sua existência, o relacionamento entre estas entidades se dava apenas regionalmente. Atualmente, a FCDL-MG é a maior federação do Brasil com mais 110 mil empresas atendidas pelas 200 CDLs espalhadas por Minas Gerais.

O apoio dado pela FCDL às CDLs e a seus associados se baseia na intermediação das relações com o Serviço de Proteção de Crédito - SPC Brasil e com os poderes públicos e em parcerias como a firmada com o Serasa Experian, com o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae-Minas), dentre outros.

Atualmente, a FCDL busca estreitar o relacionamento com o parlamento mineiro através da Frente Parlamentar de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Sob a liderança do deputado Bechir Duarte (PSD), a iniciativa tem como objetivos abordar, dentro da Assembleia, assuntos de interesse do varejo mineiro, especialmente das micro e pequenas empresas.

Fonte: Site ALMG - Fotos: Fúlvio Ferreira

Gostou? Compartilhe nas redes sociais.