Por Lúcio Castellano 

No primeiro quadrimestre do ano, SPC Uberaba registra expressiva queda no volume inadimplentes; consumidor tem optado por compras à vista

ANGELO CREMA


Para a CDL Uberaba (Câmara de Dirigentes Lojistas), a antecipação do 13º salário do funcionalismo público municipal de Uberaba será positiva para os setores de comércio e serviços.

A Prefeitura divulgou segunda-feira (24), que no mês que vem será paga a primeira parcela do 13º salário para todos os servidores. Com o adiantamento, mais de R$ 15 milhões serão injetados na economia local, além da folha de junho. O anúncio foi do secretário municipal da Fazenda, Roberto Tosto Dias, que confirmou a decisão da prefeita Elisa Araújo.

“Ótima notícia”, resumiu o presidente da CDL, Angelo Crema, na expectativa de que “grande parte dos recursos venha circular na cidade”. Sugeriu que comerciantes prepararem estoques para atendar a demanda, com destaque para artigos de inverno, entre outros.

A liberação deste recurso anima o varejo, pois tradicionalmente os recursos provenientes do pagamento do 13º salário são direcionados para o pagamento de dívidas e para o consumo.

Inadimplência

De outra parte, Crema destacou o recente balanço liberado pelo SPC Uberaba (Serviço de Proteção ao Crédito), órgão mantido pela CDL em parceria com a Aciu (Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba).

Com base no volume de registros de novos inadimplentes e, também, de cancelamentos de inclusões de devedores, no período de janeiro a abril deste ano, comparado com o primeiro quadrimestre de 2020, a quantidade de consumidores incluídos no banco de dados caiu (-) 55%. Em contrapartida, houve redução de (-) 37% nas exclusões de clientes registrados no SPC.

Quanto ao comparativo abril/21 x abril/20, os registros caíram (-) 26%, enquanto os cancelamentos aumentaram (+) 0,4% no período.

“O consumidor tem optado por compras à vista e, assim, evitar endividamento a longo prazo”, finalizou Crema


Gostou? Compartilhe nas redes sociais.