Por Lúcio Castellano

Retornou ontem (15) ao Plenário da Câmara Municipal, o Projeto de Lei, de autoria do prefeito Paulo Piau, que altera o sistema do estacionamento rotativo em Uberaba, dividindo-o em Áreas Azul e Vermelha. A iniciativa, que entrou pela primeira vez em pauta no mês de fevereiro deste ano, obteve dois pedidos de vista durante suas passagens pela Casa. O primeiro pedido foi solicitado pelo vereador Afrânio Lara Resende (PROS) e o outro por Marcelo Machado Borges – Borjão (DEM), sob alegação de que o texto não estava claro. Durante sua análise em fevereiro, quatro emendas foram acostadas ao projeto e posteriormente aprovadas, sendo as mesmas de autoria dos vereadores Luiz Humberto Dutra (SD), Marcelo Borjão (DEM) e Ismar Vicente dos Santos - Marão (PSB).

Ao todo o projeto recebeu 14 emendas e uma subemenda. A proposta do Executivo é criar estacionamentos separados em áreas Vermelha e Azul, com preços distintos, de acordo com o local e a necessidade da rotatividade. Segundo justificativa do Executivo, a logística de trânsito, em especial no que concerne ao estacionamento de veículos, é um dos problemas mais evidentes nas cidades em expansão territorial e populacional, devendo ser uma preocupação constante da Administração Pública. Texto da proposição diz “que a gestão de estacionamentos públicos é deveras complexa, uma vez que a cada dia aumenta o número de veículos nas zonas urbanas e rurais, mas os locais em que a população reside ou mais frequenta não comportam o regular parqueamento, o que leva os usuários das vias, áreas e logradouros públicos a agirem de maneira contrária às regras de trânsito cogentes.

Por outro lado, o custo desta organização de vagas e fiscalização de usuários é efetivamente alto e difícil de se promover, necessitando de uma operação específica de serviços para gerir os estacionamentos de maneira apropriada para o uso populacional. Na Tribuna, Edcarlo dos Santos – Kaká Se Liga, líder do prefeito, lembrou as idas e vindas do projeto na Casa e destacou que seu principal objetivo é adequar o trânsito local com a realidade. “Como o transporte coletivo é uma prioridade do atual governo, precisamos planejar melhor o trânsito de Uberaba”.

Cléber Humberto Ramos (PROS) demonstrou preocupação com o funcionamento do comércio noturno, presente em alguns pontos da Avenida Leopoldino de Oliveira. “Acredito que a Secretaria deva realizar um estudo na avenida, porque caso fique estabelecida a proibição do estacionamento no período da noite, esses lugares provavelmente fecharão suas portas”.

Já Samir Cecílio (SD) protestou a retirada de uma das emendas que foram acostadas ao projeto e que resguardaria 10% das vagas aos idosos. “Deduzo que a emenda foi retirada não pela vontade do secretário de Trânsito Emmanuel Kappel, mas por uma decisão do Executivo. Faltou visão quando se tomou a decisão de rejeitar a emenda. Queríamos ter garantido pelo menos 10% das vagas aos idosos”.

Segundo Afrânio Cardoso de Lara Resende (PROS), esse projeto está muito tranquilo para ser discutido hoje, já que foi bastante estudado por todos. “Temos problemas sérios no trânsito de Uberaba e acredito que a proposição corrigirá falhas, assim como sei que esse será um projeto bem executado pelo Executivo, de forma a ajudar as pessoas e também os comerciantes”.

Luiz Humberto Dutra (SD) destacou “temos que acompanhar a evolução dos tempos”. E aproveitou a presença do secretário de Trânsito Emmanuel Kappel, no Plenário, para solicitar a presença de placas de sinalização e advertência nas vias mais movimentadas da cidade. O vereador João Gilberto Ripposati (PSDB) destacou que nas audiências que tem participado tem defendido a necessidade de se ter a opção do estacionamento vertical. “O Município tem que criar instrumento de incentivo para os empreendedores, para que isso seja implementado na área central de Uberaba”. Segundo o parlamentar, com os BRTs em funcionamento, o estacionamento em alguns pontos será prejudicado. “Não vi ainda uma ação prática do Município para contornar esse problema”. E citou ainda levantamento das áreas disponíveis para implantação de estacionamentos na cidade. Ripposati pediu ainda a Kappel atenção da Secretaria durante os trabalhos de construção e localização das rampas de acessibilidade.

Borjão, o único parlamentar que deu voto contrário ao projeto, justificou sua posição com a falta de clareza do texto e frisou ser contrário à terceirização dos trabalhos. “São 2.700 vagas, que gerariam um lucro para Uberaba de cerca de R$ 8 mil por dia, de acordo com a rotatividade. Acho que quem deveria tomar conta disso é o Município. Vamos ter problemas futuros”.

Fonte: Departamento de Comunicação/CMU - Foto: Rodrigo Garcia

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