
Foto: Gil Leonardi/Secom MG
O vice-governador Alberto Pinto Coelho e o prefeito de Uberaba, Anderson Adauto, assinaram, nesta quarta-feira (6), na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, ordem de serviço para iniciar as obras do Hospital Regional de Uberaba. O Governo de Minas investirá R$ 20 milhões com a contrapartida de R$ 9,4 milhões do município. A previsão é que a obra seja concluída até o final de 2012. O Hospital Regional de Uberaba receberá o nome do ex-vice-presidente da República José Alencar.
Em seu pronunciamento, o vice-governador destacou a parceria entre o Governo de Minas e o município para a realização da obra. Alberto Pinto Coelho afirmou que a relação republicana entre as diversas esferas de poder é fundamental para garantir o desenvolvimento do Estado e a melhoria da qualidade de vida da população.
“Não se faz nada se não tivermos um olhar para todos os 853 municípios. E, mais que o olhar, é importante buscar a efetividade de uma parceria em todas as áreas das políticas públicas, como é o caso do Hospital Regional de Uberaba, fruto de um pleito legítimo da população”, disse o vice-governador.
Melhor atendimento à população - O Hospital Regional de Uberaba terá capacidade para 160 leitos, sendo 20 de UTI, 121 de enfermaria e 19 de outras categorias. Com a construção de um nível superior, já previsto na estrutura do prédio, a unidade poderá ser ampliada para 272 leitos, sendo 30 leitos de UTI e 242 de enfermaria.
A unidade contará com pronto-atendimento referenciado de 24 horas e terá capacidade para procedimentos cirúrgicos eletivos de média complexidade. Serão atendidas especialidades em clínica ortopédica, vascular, geral (abdome), ginecologia, urologia e proctologia. O hospital será dividido em blocos de internação, cirúrgico, de imagem, de UTIs, além de área de serviços, administrativo e estacionamento.
Uberaba é referência macrorregional em alta complexidade e referência microrregional em média complexidade, oferecendo cobertura assistencial em alta para 1 milhão de pessoas e, em média, para 400 mil pessoas. Há na região, no entanto, um déficit dos serviços de média complexidade que sobrecarrega o atendimento do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, especializado em alta complexidade.
O prefeito de Uberaba, Anderson Adauto, agradeceu o compromisso do Governo de Minas na implantação do complexo de saúde no município. “Tivemos todo o acolhimento por parte do Governo do Estado em todos os momentos. Em função dessa confiança, conseguimos elaborar o projeto, fazer a licitação, concluir a licitação e temos o recurso que vamos precisar no ano de 2011 em caixa”, destacou.
Participaram da solenidade os secretários de Estado de Saúde, Antônio Jorge; de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e do Norte de Minas, Gil Pereira, e o secretário Extraordinário de Gestão Metropolitana, Alexandre da Silveira, além do deputado federal Marcos Montes e do deputado estadual Antônio dos Reis Gonçalves "Lerin", entre outros.
Fonte: Agência Minas/Governo de Minas, com adaptações