Mobilização popular exige a destinação de mais recursos público para a saúde Incentivar a participação da sociedade na coleta de assinaturas em prol da destinação de 10 % da receita da União para a saúde pública. Este é o objetivo da campanha ‘Assine + Saúde’. A caravana da iniciativa, organizada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e com a participação e apoio de diversas entidades, está neste momento no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Conselheiro Lafaiete, região Central do estado.
Para que o projeto de lei de iniciativa popular que determine a aplicação de 10% da receita corrente da União na saúde pública seja apresentado à Câmara dos Deputados, serão necessárias de 1,5 milhão de assinaturas. Esse total, equivalente a 1% do eleitorado nacional, é o mínimo necessário para que seja apresentado ao Congresso Nacional um projeto de lei de iniciativa popular. Por isso, a caravana está percorrendo todo o Estado mineiro e incentivando a participação de toda a população.
A FCDL-MG reconhece e apoia uma iniciativa como esta, e pretende oficializar sua participação como uma entidade parceira da campanha. “Entendemos que o acesso aos serviços relacionados à área de saúde, é um direito de todo o cidadão brasileiro que deve ser respeitado e feito da melhor maneira possível. Nesse sentido, o ingresso da Federação na campanha mostra, não só o reconhecimento da mobilização por parte de representantes do varejo mineiro, mas o potencial da FCDL-MG enquanto uma entidade formadora de opinião, capaz de fomentar e mobilizar suas federadas nesta luta”, destaca José César da Costa, presidente da FCDL-MG (foto).
Além de Conselheiro Lafaiete, a Caravana da Saúde vai visitar Araxá (Alto Paranaíba), no dia 30, em busca de novas assinaturas. Outra ação prevista é o Encontro Nacional dos Presidentes das Comissões de Saúde das Assembleias Legislativas, realizado no dia 27 de agosto, às 9h30, na ALMG, quando serão debatidas estratégias de mobilização nacional.
Até agora, foram visitados os municípios de Poços de Caldas (Sul), Uberaba e Uberlândia (Triângulo), Montes Claros (Norte), Itaúna (Centro-Oeste), Governador Valadares (Rio Doce) e Juiz de Fora (Mata).
O cidadão interessado em participar da campanha deve assinar o abaixo-assinado, informando seu nome completo, endereço e título de eleitor. Quem não souber o número do título de eleitor, pode informar sua data de nascimento e nome completo da mãe. Interessados em fazer essa mobilização em seu município ou região, podem acessar aqui imprimir o formulário, coletar as assinaturas e encaminhá-lo ao Centro de Atendimento ao Cidadão da ALMG (Rua Rodrigues Caldas, 30 - Santo Agostinho - Cep: 30.190-921 – Belo Horizonte). Mais informações: (31) 2108-7800.
Fonte: Site FCDL-MG