(*) Fulvio Ferreira

Todos os dias milhões de pessoas saem de suas casas. E todos os dias elas consomem e compram muitas coisas. E todos os dias milhões de pessoas voltam para casa frustradas porque não foram bem atendidas.

Existem vários vídeos que mostram que as crianças, no passado, passavam parte do dia na rua, ou nos quintais, brincando. E todas tinham apelidos, na maioria das vezes eles eram nada carinhosos.

No passado, nas salas de espera haviam revistas e muitas pessoas conversando.

Nos bares e restaurantes havia muita conversa e nada de fotos ou postagens.

Com o passar do tempo a tecnologia aproximou os distantes e distanciou os que estão próximos. Isso, aos poucos, trouxe um pouco de tristeza, desilusão e depressão. Pessoas, dentro da mesma casa, não se falam!

Com o aumento dessa pobreza interior e de sentimentos, nos tornamos sensíveis e carentes; precisamos de afago, de autoaceitação e também de quem nos ouça. É aí que entra o vendedor moderno.

No passado o vendedor precisava apenas conhecer sobre a mercadoria e um pouco do mercado.Depois também dos concorrentes. Hoje o vendedor profissional precisa saber tudo sobre a mercadoria, conhecer o mercado, os principais players, dominar a oratória com muita persuasão e, principalmente, saber ouvir e entender o cliente com uma dose cavalar de psicologia.

O vendedor que reúne esses atributos sabendo usá-los a bem do cliente, fechará muitas vendas e mais, construirá uma carteira enorme de clientes e esses serão seus fãs pois realmente encontraram alguém que sabe cuidar do cliente e faz o seu trabalho com amor, sabendo, acima de tudo, atender bem!

Fulvio Ferreira

Empresário, palestrante e treinador de equipes

Ex-presidente da CDL Uberaba e vice-presidente da Federação das CDLs de Minas Gerais

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