Por Lúcio Castellano
Após retomar a trajetória de crescimento em 2018, o comércio varejista apresentou desempenho mais tímido no último mês de setembro. Dados apurados pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostram que o Indicador de Atividade do Varejo, em nível nacional, cresceu 1,41% no acumulado em 12 meses até setembro deste ano.
Em Uberaba, vale destacar, a variação –também positiva— foi um pouco melhor, isto é, atingiu 2,22%, conforme dados divulgados nesta quinta-feira (17) pelo SPC Uberaba, órgão mantido pela CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), em parceria com a Aciu (Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba).
O indicador é um termômetro da intenção de compras a prazo por parte do consumidor e abrange os segmentos de supermercados, lojas de roupas, calçados e acessórios, móveis e eletrodomésticos.

A mesma apuração aponta redução de 1,29% nas inclusões de novos inadimplentes no banco de dados de Uberaba. Em contrapartida, o cancelamento de registros de devedores, teve alta de 21,49%. De acordo com o presidente da CDL, Angelo Crema (foto), o resultado pode ser considerado como “muito bom”, mês passado, ao lembrar que em 2018 estava “quase zero”.
No mesmo mês do ano passado, a atividade do segmento varejista havia sido um pouco maior, com alta de 1,60%. Já nos anos anteriores, em meio a recessão econômica, os dados estavam no vermelho, com queda sucessivas de -1,37% em 2017, -5,89% em 2016 e –3,42% em 2015.
Os dados do indicador também mostram que apesar do crescimento no último mês, o ritmo de alta na atividade do varejo está menor do que o verificado nos primeiros meses de 2019, que encerrou janeiro com avanço de 2,88% e manteve nos meses seguintes altas próximas a faixa de 2%.
Crema lembra, a propósito, que o índice leva em conta o desempenho das lojas físicas do varejo, ao reconhecer que as vendas pela Internet “vêm crescendo bastante também”. Recomenda que o lojista abra seu site e disponibilize aplicativos, como forma de abrir uma “nova janela” de vendas.
Dia das Crianças com resultado positivo. Diante desse resultado de setembro, o dirigente lojista fez uma projeção para o que possa ser o movimento de vendas para o Natal: “Nós já tivemos um crescimento com o Dia das Crianças, em comparação ao ano passado. Assim, acreditamos em aumento acima de 5% nas vendas para o período natalino”, diz.
Última data sazonal do ano antes do Natal, o Dia das Crianças – que neste ano foi num sábado – garantiu bons resultados para os lojistas uberabenses. Segundo Crema, o crescimento das vendas, no geral, foi de 4,5% frente ao mesmo período do ano passado, enquanto especificamente o segmento de presentes cresceu em torno de 8%, no mesmo comparativo.
“Os números comprovam a tendência de recuperação do comércio após amargar perdas no auge da crise econômica. No entanto, o ritmo ainda é lento e demandará tempo para superar o patamar anterior à recessão. Fatores como renda e desemprego, que avançam timidamente, são essenciais para que a atividade varejista possa mostrar resultados mais vigorosos”, explica o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Junior.