Os especialistas reconhecem o ponto de venda como um dos fatores mais importantes para o sucesso no varejo. Mas, não só do ponto depende o sucesso do comércio. Olhe no espelho e encare o principal responsável pelo sucesso do seu negócio.
Pobreza, mais do que falta de dinheiro, é resultado da carência de sabedoria. Não existe micro-empresário, o que existe é empresário de empresas de diferentes tamanhos - micro, pequenas, médias e grandes empresas. Um empresário é tão grande quanto os seus conhecimentos, habilidades e vontade de vencer.
Em todos os ramos de negócio, encontramos empreendedores bem e mal sucedidos. Você está fazendo tudo que pode e deve fazer para merecer o sucesso? Para avaliar objetivamente suas habilidades pessoais e gerenciais, dê a si mesmo uma nota de 0 a 10, para cada um dos fatores abaixo. Mas, seja sincero, respondendo como você é e não como gostaria que fosse.
1. Você sabe qual é a missão, as metas e os objetivos da sua empresa? 2. Conhece pelo menos três estilos de liderança? 3. Está familiarizado com as ferramentas de planejamento? 4. Tem informações suficientes para decidir rápido? 5. Sabe como formar uma equipe de trabalho? 6. Dá instruções claras e precisas? 7. Relaciona-se bem com as outras pessoas? 8. Sabe conduzir uma reunião? 9. Quando começa algo, termina? 10. Sabe escutar os demais? 11. Dá importância ao tempo e à pontualidade? 12. É flexível e adapta-se facilmente a pessoas e situações? 13. Tem habilidade para solucionar problemas? 14. Sempre cumpre as promessas que faz? 15. Mantém o autocontrole quando está sob pressão? 16. Interessa-se pelo desenvolvimento do grupo? 17. Elogia quando alguém merece? 18. Aceita críticas quando necessário? 19. Espera resultados positivos na maioria das vezes? 20. Acredita na liderança mediante o exemplo? 21. Atua sempre com tato, consideração e cortesia? 22. É humilde?
Uma empresa é tão grande quanto os seus líderes e pessoas que nela trabalham. Nas questões que você deu nota igual ou inferior a 8, faça um plano de ação para o desenvolvimento das suas habilidades pessoais e gerenciais.
Por Soeli de Oliveira. Consultora e Palestrante nas áreas de Marketing, Varejo, Atendimento e Motivação.