Por Lúcio Castellano
O ano de 2016 para os segmentos do comércio e da prestação de serviços fechou como previsto, ou seja, com “bastante dificuldade”, avaliou o presidente da CDL Uberaba (Câmara de Dirigentes Lojistas), Fúlvio Ferreira (foto), ao argumentar que quem estava desinformado e com o negócio desestruturado “sentiu bastante”, até com o encerramento de atividades. As empresas que fizeram a lição de casa, através de cuidados com suas equipes, além da estrutura, publicidade, estoque e gestão de funcionários até cresceram, algumas, inclusive, promoveram a abertura de filiais em Uberaba e região. Apesar de tudo, ele fez um “balanço positivo” para os setores que a entidade que preside representa, em meio a “um Brasil extremamente tumultuado”.
Segundo ele, no exercício que chega ao fim neste sábado, a CDL fortaleceu parcerias com entidades e com instituições, em especial com a Prefeitura de Uberaba (Procon e várias secretarias), as Polícias Militar e Civil, além de outras entidades afins ao varejo e a área de serviços. Ao longo do ano, foram realizados cerca de 30 cursos internos, todos eles gratuitos para os associados da CDL e seus colaboradores, no sentido de levar mais informações. Fúlvio também citou a oferta de cursos em duas linhas. Uma linha geral de atendimento para quem está à frente de loja, mais capacitados, treinados e atentos às novas tecnologias de venda. Do outro lado, cursos para o pessoal da retaguarda para que possa gerir melhor o negócio, em especial em termos de legislação. “Atendemos quase 3 mil pessoas que se interessaram pelas programações oferecidas”, revelou.
Eventos da CDL reuniram 5 mil participantes: de olho no atendimento
Paralelamente, foram realizadas dez palestras que alcançaram outras 2 mil pessoas. Eventos levaram informação, motivação e inspiração para que cada um possa cumprir a sua tarefa da melhor maneira possível. Somam-se, ainda, campanhas de apoio ao quadro associativo para motivar as principais datas sazonais como Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças e, agora, o Natal, com a finalização do concurso de selfies, campanha pela qual a CDL vai premiar as 15 melhores fotos com smartphones de última geração, em reconhecimento aos consumidores que se envolveram com o período natalino uberabense.
“Faça diferente” é a dica do líder lojista para 2017, para todos os segmentos da comunidade, como forma de obter resultados diferentes aos que foram contabilizados nos últimos anos. Na área econômica, se cada um fizer a lição de casa, na opinião de Fúlvio, todos irão caminhar melhor, desde que sejam bem cuidados os custos fixos e variáveis. De Brasília, Fúlvio diz esperar que “os poucos e verdadeiros políticos que estão lá” façam a coisa certa e da melhor maneira possível e que o povo brasileiro seja grande beneficiado. “Ainda que seja amargo o remédio nesse primeiro momento, esperamos que depois sejam colhidos os frutos dos sacrifícios. Os nossos filhos precisam voltar a ter perspectivas de futuro para construir um Brasil diferente para todos”, sinalizou.
As vendas de Natal
A movimentação do comércio no período deste Natal foi sensivelmente menor que o esperado, de acordo com Fúlvio, ao assinalar que o horário estendido, que foi negociado entre os Sindicatos, ofereceu mais conforto e facilidades aos clientes e ajudou a vender mais. “Apesar da pequena alta nem todas as lojas tampouco todos os ramos venderam mais”, diz.
Destacou que as lojas mais populares, aquelas que tinham algum diferencial promocional - especialmente de preços - e aquelas que estavam muito bonitas, bem decoradas, com equipes treinadas e que fizeram propaganda estas tiveram melhores resultados. Quanto aos segmentos mais procurados, na análise de Fúlvio, foram: confecções, brinquedos, calçados e eletrônicos, especialmente os celulares.
“Várias lojas que possuem o comércio virtual tiveram altas consideráveis nas vendas”, disse, ao afirmar que o consumidor está cada vez mais à compra via comércio eletrônico. “Uma série de razões afastam o cliente da loja física, principalmente pelo atendimento. Se nós todos, vendedores, atendentes, comerciantes e comerciários não formos competentes naquilo que fazemos que é atender e servir pessoas, perderemos espaço para as lojas virtuais”, advertiu o dirigente lojista.
Ao finalizar disse que, em Uberaba, as vendas natalinas, na média, subiram cerca de 4% em comparação ao igual período do ano anterior.