Por Lúcio Castellano

Quatro unidades do Programa Bases de Segurança Comunitária, em Uberaba, receberam nesta terça-feira (14), equipamentos para melhor funcionamento e atendimento às comunidades das áreas em que atuam e, em especial, aos policiais militares nelas lotados. A doação foi feita pela CDL Uberaba (Câmara de Dirigentes Lojistas) e pela Fiemg Regional Vale do Rio Grande, durante reunião entre o comandante do 67º BPM, Tenente-coronel Breno de Souza Reis, com os presidentes, respectivamente, Angelo Crema e Elisa Araújo, que repassaram quatro frigobares, quatro climatizadores e quatro micro-ondas.

O Tenente-coronel Breno de Souza Reis, agradeceu às duas entidades por terem agraciado a corporação com equipamentos para aprimorar ainda mais o serviço policial militar e, ainda, dar condições melhores de trabalho para os policiais militares que atuam nas unidades.
“A parceria é de suma importância. Juntos podemos fazer muito pela sociedade de Uberaba”, destacou o comandante. Hoje, operam 12 bases [seis do 67º BPM e seis do 4º BPM] instaladas em pontos estratégicos da cidade. Explicou que os locais são definidos a partir de uma profunda análise criminal técnica, justamente para servir como referência para atender o cidadão com melhor qualidade. Com dois anos de implantação, as Bases de Segurança Comunitária substituíram Projeto Bases Móveis.

Para o presidente da CDL Uberaba, Angelo Crema, o programa desenvolve um trabalho “muito eficiente” no combate ao crime em nossa cidade, tanto em atenção à população em geral quanto, por exemplo, ao comércio. O dirigente lojista expôs que as viaturas precisavam atender às necessidades dos policiais, a exemplo dos novos veículos que dispõem desse tipo de equipamentos doados.

O lojista e diretor da CDL Uberaba Ildeu Nunes, proprietário de uma rede de lojas na cidade, foi quem colheu a demanda apresentada pelo comandante do 67º BPM e encaminhou ao presidente da entidade que, por sua vez, mobilizou a Fiemg Regional Vale do Rio Grande.
“Cabe a todos nós da comunidade, moradores e empresários, apoiarmos a Polícia Militar. Sabemos que os recursos [públicos] são muito escassos. Onde as Bases operam, principalmente próximo às nossas empresas, diminuiu muito a criminalidade. Vale a pena pensar em ampliar e a comunidade apoiar o programa”, apontou Nunes, ao informar que um grupo de empresários já está engajado para equipar as duas bases restantes com idênticos produtos agora doados.

A presidente da Fiemg Regional, Elisa Araújo, da mesma forma, reforçou ser “muito importante essa aproximação das entidades que representam a comunidade perante a corporação militar que nos defende”, ao dizer que irá conclamar outras entidades a abraçarem essa iniciativa.
O gerente Comercial da San Marco Veículos, Dirceu Correia Silva, também fez uma avaliação “muito positiva” da mobilização da CDL e da Fiemg, ao lembrar que as empresas têm a responsabilidade social e como tal o dever de auxiliar os órgãos públicos na melhoria das condições de atuação da segurança pública.
Durante o evento, o Comando do 67º BPM conferiu certificados em agradecimento aos presidentes da CDL e da Fiemg, bem como à San Marco Veículos e ao lojista Ildeu Nunes, pelo apoio à instituição militar.



