Uma pesquisa realizada por uma empresa de consultoria em franquias da América Latina - Rizzo Franchise - divulgou o resultado sobre o desempenho do franchising da economia brasileira: O Brasil ocupa a segunda posição em relação ao número de franqueadores no mundo, com 2.226 marcas, ultrapassando os Estados Unidos e perdendo apenas para China.
O mercado de franquias gerou, em 2010, até 469 empregos diretos por dia. Em relação ao tamanho das redes (total de número de unidades próprias e franqueadas das empresas franqueadoras), o Brasil ocupa agora a quarta posição no ranking. O primeiro lugar ainda é dos Estados Unidos; em segundo está o Japão e em terceiro, a China.
Um dado curioso é que, por hora, cada brasileiro deixa no mínimo R$ 0,45 no caixa de uma franquia. A contribuição com a geração de empregos também é significativa. Só em 2010, foram abertas 12.198 franquias, que geraram 171.281 novas vagas de empregos. No ano passado, este mercado deu origem a 126 mil novas posições de trabalho, apresentando um crescimento de 10,4% em relação a 2009.
Hoje, o setor que mais gera empregos é o automotivo, que também apresenta o maior número de redes próprias, em comparação a outros setores.
Outro dado mensurado foi o crescimento de novas redes no país, cujo índice foi 15% maior em relação a 2009, totalizando 284 novas marcas. Os quatro setores que mais se destacaram no último ano foram: alimentação, ocupando a primeira posição, seguido do setor de beleza & saúde, negócios e serviços em terceiro e educação & treinamento em quarto. A previsão para 2011 é de que o faturamento do setor deve chegar a R$ 269 bilhões de reais, uma alta de 9,5% em relação a 2010 e o dobro da previsão do PIB brasileiro. Com isso, a previsão é o fechamento do ano com 2.507 franqueadoras - um crescimento de 13% em relação ao ano passado.