Por Lúcio Castellano

Retirada dos tachões (segregadores) ao longo de toda extensão da Av. Leopoldino de Oliveira, permitindo a circulação compartilhada de ônibus e veículos particulares na faixa do BRT e a volta do estacionamento rotativo na mesma avenida. São medidas anunciadas no final da tarde desta terça-feira (09) pelo prefeito Paulo Piau, durante encontro com comerciantes do centro da cidade e, também de outros corredores comerciais da cidade e que deverão receber o sistema de transporte coletivo rápido.

Foi a quarta reunião entre representes da Prefeitura e os empresários, bem como de entidades de classe como CDL e Aciu que, desde o início da movimentação dos empresários, há quatro meses, buscam as melhores alternativas para conciliar comércio e BRT, através de diálogo franco e aberto com o Poder Público.

“Nosso apelo foi atendido. Cumprimento o prefeito Paulo Piau e toda equipe por atenderem os apelos formulados, principalmente por pequenos e micro empresários do centro da cidade, que são a maioria do conjunto dos empreendedores do comércio na região central da cidade”, destacou o presidente da CDL Uberaba. Miguel Faria aproveitou, ainda, para conclamar a todos para que invistam nos seus negócios e na capacitação de seus colaboradores.

O prefeito Paulo Piau disse que estavam sendo apresentadas “propostas técnicas” para aprovação dos comerciantes e que as medidas haviam sido consolidadas no dia anterior. Mereceram aprovação de pronto. Ele reconheceu ter sido “recuo de um projeto que foi implantado”. Antecipou que nas avenidas da Saudade e Guilherme Ferreira os estacionamentos não serão eliminados e que a faixa do BRT seguirá o mesmo modelo de compartilhamento a ser implantado na Leopoldino. Outra garantia: na Saudade não terá redução de passeios.

A Prefeitura contratará empresa para a retirada dos tachões e que os serviços deverão ser realizados no período noturno.

Quanto ao estacionamento rotativo, a expectativa é de que esteja em funcionamento dentro de dois meses. Serão abertas de 2 mil a 4 mil vagas. A CDL, Aciu e o Sindicado do Comércio foram convidados a ter representantes no processo licitatório.

Gostou? Compartilhe nas redes sociais.