Por Lúcio Castellano
Aciu e CDL formalizam à Seplan sugestões para o sistema viário central da cidade
Pedido visa amenizar o impacto do novo sistema de transporte
coletivo ao comércio e à área de prestação de serviços
Reivindicações de comerciantes da área central da cidade, especialmente estabelecidos na Av Leopoldino de Oliveira e entorno, incluindo locais para carga e descarga no período da manhã, criação de bolsões de estacionamento e retirada dos tachões que delimitam as faixas exclusivas do BRT-Vetor, dentre outros pontos, foram formalizadas, em ofício, pela Aciu (Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba) e CDL Uberaba (Câmara de Dirigentes Lojistas, por seus presidentes Manoel Rodrigues Neto e Miguel Faria, respectivamente, e que foi enviado ao secretário municipal Marcondes Nunes de Freitas (Seplan), esta semana, conforme a seguir:.
Uberaba/MG, 06 de Março de 2014
À
Secretaria Municipal de Planejamento
Dr. Marcondes Nunes de Freitas
Em mãos
Sr. Secretário,
A Câmara de Dirigentes Lojistas de Uberaba (CDL) e a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba (Aciu), são sócias no Serviço de Proteção ao Crédito de Uberaba e trabalham juntas em algumas Campanhas, como também reivindicam e sugerem soluções para assuntos que afligem seus associados, como os tratados na presente correspondência.
1) As entidades signatárias consideram o projeto Vetor BRT de suma importância para organizar o transito e trazer maior conforto para os usuários de ônibus, como também sabemos que apesar de ser um projeto definitivo ele ainda está na fase de adaptações e por isso, vimos apresentar nossas reivindicações e sugestões:
2) Travessia de Pedestres : As travessias ficaram nas extremidades dos quarteirões, diversos estabelecimentos comerciais estão sendo prejudicados pois a circulação de pessoas diminuiu, é necessário criar novos locais de travessias, como exemplo: Galeria Rio Negro e Metrópole, Igreja Universal, Texas Automóveis, nova agência da Caixa, Shopping Generoso Lenza e de frente ao COC;
3) Carga e Descarga : Nossa sugestão é criar um espaço em cada quarteirão, de forma que veículos leves possam parar 05 (cinco) minutos para carga e descarga, no horário das 8h30 às 11h30. Para descarga de grandes volumes continuar no horário das 20h;
4) Retirada dos tachões: Por questão de segurança os tachões precisam ser retirados, já houve diversas quedas de motociclistas e pode ocorrer uma fatalidade a qualquer momento, temos de sinalizar a via de ônibus de outra maneira, inclusive a sugestão do item 3, “Carga e Descarga”, só funcionará sem os tachões, pois no momento que o veículo estiver descarregando poderá, se necessário, haver desvio para não atrapalhar o fluxo de veículos;
5) Bolsões de Estacionamento : O centro nervoso da cidade está carente de estacionamento, o comércio está sendo muito prejudicado, é urgente uma solução, nossa sugestão é incentivar proprietários de terrenos ou de prédios antigos a transformarem em estacionamento, podendo o Poder Público oferecer isenção de IPTU por 10 anos para os projetos de estacionamentos que estejam dentro dos padrões estabelecidos pelo município;
6) Identificação das ruas : Muitas ruas e avenidas estão sem sinalização de nome, sugerimos um novo trabalho identificando com placas fixadas nos prédios de esquina ou pequenos postes com o nome do logradouro;
7) Revitalização do Centro : Tema polêmico e ao mesmo tempo essencial para a sobrevivência do comércio do centro da cidade, já fizemos dezenas de reuniões, projetos foram apresentados, visitas a outras cidades foram feitas para conhecer a realidade de outros centros, sabemos que o Prefeito Paulo Piau tem como prioridade esse tema, acreditamos que agora chegou o momento de agir, pois discutimos este assunto desde o mandato interino do Dr. Odo Adão e até hoje não conseguimos resolver, sem um piso bonito, iluminação, arborização, pintura atrativa, padronização de placas, etc. o centro deixará de ser um destino para os consumidores e não sabemos em que se transformará;
Agradecemos antecipadamente a atenção aos nossos pleitos e sugestões, estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos.
Cordialmente
Manoel Rodrigues Neto / Presidente ACIU
Miguel Haroldo de Faria / Presidente CDL
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Carga e descarga
Por outro lado, o presidente da CDL comentou a decisão da administração municipal, por intermédio da Settrans (Secretaria de Trânsito, Transportes Especiais e Proteção de Bens e Serviços Públicos), de liberar o estacionamento, bem como carga e descarga, na Av. Leopoldino de Oliveira, no período das 20h às 6h. Miguel Faria observou que as medidas anunciadas podem significar “um primeiro avanço nas adequações que se fazem necessárias, a partir da implantação do BRT/Vetor”, para amenizar a situação que, para o comércio do Centro o impacto do novo sistema foi grande. “O sistema Vetor é uma importante e que não tem volta, diante, por exemplo, da atual frota de veículos da nossa cidade”, diz. De acordo com o dirigente lojista, o ideal seria permissão para carga e descarga, das 18h às 20h, levando-se em conta questões como segurança e economia para os comerciantes com o pagamento de horas extras.