Por Lúcio Castellano
Os registros de cheques sem fundo, incluídos no cadastro do SPC Uberaba (Serviço de Proteção ao Crédito), mantido em parceria pela CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) e Aciu (Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba), caíram 20,70% no acumulado de janeiro a abril de 2011, em comparação a igual período, em 2010. Também os cancelamentos (resgate) de cheques no mesmo cadastro apresentaram redução de 151,63%, no quadrimestre. Informações foram divulgadas nesta terça-feira pelo presidente da CDL Uberaba, Fúlvio Ferreira.
Embora os dados sejam positivos, a situação ainda exige cautela por parte dos lojistas na aceitação de cheques com o cadastro dos seus clientes. A propósito, Fúlvio lembrou que a CDL disponibiliza para seus associados o Cheque Garantido. E explicou: “O produto (Cheque Garantido) garante a liquidez de cheques recebidos numa consulta em sincronia com o SPC. Na verdade, funciona como um seguro: se devolvidos, os cheques aprovados pelo sistema são ressarcidos pela CDL Uberaba”.
Ainda de acordo com o dirigente lojista, os números representam uma boa notícia. “Uberaba está numa posição muito interessante, tanto do ponto de vista do cliente quanto do lojista, ou seja, do amadurecimento nas relações comerciais. O cliente no sentido de comprar bem e observando sua capacidade de pagamento. Do outro lado do balcão, lojista, vendedor, balconista e analista de crédito liberando crédito somente dentro da realidade de endividamento do consumidor. Isso é muito favorável, por evitar inadimplência e a empresa não ficar com promessas de pagamento com cheque sem fundo e notas promissórias vencidas”, diz. Fez, em seguida, um alerta: “O importante agora que os lojistas continuem consultando o cadastro do SPC para evitar os abusos dos inadimplentes contumazes”.
Inclusões e exclusões
De outra parte, no primeiro quadrimestre do ano ficou em 1,05%, segundo levantamento do banco de dados do SPC Uberaba, o aumento no volume de pessoas que tiveram o nome incluído no serviço enquanto a quantidade das pessoas excluídas do cadastro de inadimplentes apresentou o índice de (-) 9,60%. Segundo Fúlvio, os índices mostram que os consumidores ainda estão se acertando para quitar suas dívidas contraídas no último final de ano, além das despesas pontuais de início de ano.
Para excluir o nome dos registros do SPC, o consumidor deve procurar o credor - loja, financeira ou banco onde está devendo -, renegociar ou pagar a dívida, que será excluído do cadastro de inadimplentes. E para saber se o nome está incluído no banco de dados, deve procurar o balcão do SPC.
DIA DAS MÃES
As projeções dos lojistas se confirmaram neste Dia das Mães. As lojas ficaram lotadas durante a sexta-feira e o último sábado, que foi considerado o melhor dia do ano para o varejo. Em comparação ao ano passado, foi registrado um aumento que chegou “muito próximo de 10%”, analisou Fúlvio Ferreira, para quem os campeões de vendas foram, entre outros, confecções, jóias, calçados, eletroeletrônicos e perfumaria. Por ter caído no princípio do mês, a procura por presentes se concentrou nos últimos dias, o que deixou lojas de rua com um movimento intenso. As vendas do Dia das Mães só perdem para o Natal.
Ao finalizar, Fúlvio destacou que os lojistas agora se preparam e estão otimistas para o Dia dos Namorados, 12 de junho, acrescentando que os estoques já estão sendo renovados para esta próxima data sazonal.