Por Lúcio Castellano Queda de (-) 18,68% no volume de novos registros de consumidores inadimplentes no SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), no acumulado de janeiro a abril em comparação com o mesmo período no ano passado. Em Uberaba, o SPC é mantido, em parceria, pela CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) e Aciu (Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba). Sinal de economia aquecida e expectativa de boas vendas para o Dia das Mães. Ainda conforme o balanço, registros motivados por cheques sem fundos tiveram redução de (-) 35,73%, no primeiro quadrimestre deste ano. O que a pessoa tem de mais valioso hoje é o nome. A redução da inadimplência  é uma boa notícia para os lojistas. Com o nome liberado, os consumidores aproveitam para voltar a comprar. Com as contas em ordem, os clientes podem fazer compras parceladas. Fica mais fácil presentear no Dia das Mães. Por isso, a expectativa dos comerciantes para a segunda data mais importante de vendas do ano é grande. O crescimento esperado é de da ordem de 8%, tendo como parte o resultado da inadimplência menor na cidade. Na comparação com o mês imediatamente anterior (abril.12/março.12) houve queda de (-) 6,85% no número de registros. Quanto aos cheques devolvidos, o volume diminuiu 37,06%, em igual período comparado. A inadimplência tem seu pico nos primeiros três meses do ano, devido ao grande número de compras realizadas a prazo no final do ano e o grande número de compromissos como IPTU, IPVA e matrículas escolares que faz com que as pessoas consumam menos. A redução na inadimplência ainda reflete a preocupação do consumidor em não se endividar para poder consumir em função do Dia das Mães. Quando comparado (abril.12/abril.11),  houve queda de (-) 30,47 nas anotações motivadas por cheques sem provisão de fundos, enquanto ficou estável o número de novos registros. Para o presidente da CDL Uberaba, Fúlvio Ferreira, “com base nos percentuais apurados pelo SPC, o consumidor uberabense tem demonstrado maior amadurecimento e controle de suas economias”.

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