Por Lúcio Castellano

Com a entrega dos reparos realizados pelo Codau, empresa vencedora da licitação terá 60 dias para entregar a etapa prevista no cronograma

Teve início na manhã desta quarta-feira (1), a etapa das obras do Calçadão da Artur Machado, que cabe a empresa vencedora da licitação - a Quatro Construções MCGF LTDA EPP. Essa fase inclui os serviços de compactação de terreno, colocação do piso, iluminação e mobiliário urbano da área.

A primeira etapa de reparo no solo foi entregue no começo de julho pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras, que finalizou a parte do sistema de drenagem da área em apenas 24 horas. O feito chamou a atenção, uma vez que a previsão de entrega desta fase era de até 30 dias.

Na ocasião foram instalados tubos PEAD para a nova drenagem do trecho. A galeria de pedra velha, chamada de galeria secular, foi aberta e constatada o vazamento intenso de água. A partir daí, foi necessário a colocação de um colchão drenante e regularização do solo.

Depois disso, a equipe do Codau complementou as obras de melhorias na rede de esgoto do espaço. A ação consistiu na retirada da rede que desce da Praça Rui Barbosa até o interceptor de esgoto instalado na Avenida Leopoldino de Oliveira, consistindo na retirada de toda a carga que atravessa o calçadão.

O fechamento desta etapa estava sendo muito aguardada pelo Secretario de Obras, Marcondes Freitas. “O Codau realizou as obras para melhorias na rede de esgoto do Espaço Artur Machado. Essa ação foi necessária para evitar um retrabalho futuro sendo esse um dos principais fatores que causavam o estufamento do piso. A partir de agora, a empresa efetivamente responsável pelas atividades, volta a sua normalidade com prazo para entrega definitiva da etapa do Calçadão”, explica Marcondes.

O secretário adjunto da SEOB, José Donizetti de Melo reforçou a obrigatoriedade da empresa. “A obra, que consiste o Calçadão da Artur Machado, tem o prazo para ser entregue de até 60 dias. Já a parte referente à Praça Rui Barbosa segue dentro da normalidade e deve ser entregue dentro de seis meses, conforme cronograma de atividades”, explica.

“Inicialmente, a empresa fará a instalação de caixas de água pluvial, depois instalações da parte elétrica onde ficarão os novos postes de iluminação pública, além da interligação de dados de fibra ótica para o funcionamento dos semáforos e paneis informativos e a regularização de todo o piso”, completa o superintendente.

Revitalização das fachadas do comércio

Com a realização das obras do Espaço Arthur Machado, os comerciantes já podem, também, cumprir com o acordo feito que visa a padronização das fachadas das lojas, seguindo o acordo assinado entre os lojistas e a Prefeitura de Uberaba, em audiência.

O projeto é assinado pelo superintendente de planejamento urbano da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão Urbana (Seplan), o arquiteto e urbanista Daniel Rodrigues. “Os comerciantes não precisam aguardar o final da obra para darem início à contrapartida prevista no acordo que prevê a padronização específica da fachada que devem ter entre 50 cm a 70 cm de altura. O ideal é todo o espaço seja entregue no mesmo momento”, explica.

Ainda segundo o superintendente, “já existe uma lei prevista com essa obrigatoriedade que busca a valorização da arquitetura do centro e padronização da edificação das lojas”, reforça.

Fonte: Jorn. Sabrina Alves  - Secom/ PMU

Gostou? Compartilhe nas redes sociais.