Por Lúcio Castellano  

Proposta visa desburocratizar a administração tributária e criar um canal eficiente de comunicação com o contribuinte

Câmara Municipal de Uberaba aprovou nesta segunda-feira, dia 18, Projeto de Lei de iniciativa do Executivo que cria o Domicílio Eletrônico do Contribuinte (DEC), cujo proncipal objetivo é desburocratizar a administração tributária do município. A proposta altera a legislação que institui o Sistema Tributário e foi defendida em plenário pelo coordenador da Central de Arrecadação do ISSQN, Djacir José de Melo (foto).

O projeto prevê a implatação do Domicílio Eletrônico do Contribuinte para todas as pessoas jurídicas e introduz uma forma de comunicação eletrônica com o contribuinte, com toda segurança e sigilo. De acordo com Djacir, por meio desse domicílio será possível cientificar, o empresário sobre atos administrativos indispensáveis, dando celeridade e, principalmente, economia aos cofres públicos com a redução do envio de cartas registradas.

O mecanismo já é adotado em vários municípios, como Belo Horizonte e São Paulo, assim como a Receita Federal do Brasil já instituiu o domicílio eletrônico. No caso de Uberaba, o coordenador da Central de Arrecadação do ISSQN disse que a proposta visa implantar o que há de mais moderno e relevante na busca da eficiência da administração tributária municipal.

Aprovado por unanimidade, o projeto segue agora para sanção do Prefeito.

Fonte: Dep. de Comunicação / Márcio Gennari 

Gostou? Compartilhe nas redes sociais.