A Câmara Municipal de Uberaba realizou, na manhã desta sexta-feira (21), solenidade no Paço Municipal, com a finalidade de promover quatro inaugurações. A primeira, foi o descerramento do Busto "Capitão Domingos de Oliveira", no saguão do edifício-sede do Legislativo uberabense. Depois, foi descerrada a Placa de Inauguração da Sala da Presidência "Francisco Lopes Veludo". Logo após, foi lançado o Site "Memória Viva" e inaugurado o Canal Câmara - Emissora de TV do Poder Legislativo - Canal 61 Digital. As cerimônias foram conduzidas pelo presidente da Casa, vereador Luiz Humberto Dutra. A CDL Uberaba esteve representada pelo diretor Ângelo Crema.
ÂngElo Crema, em nome da Diretoria da CDL Uberaba, parabenizou o presidente Luiz Humberto Dutra "por presentear nossa cidade com mais este magnífico trabalho".
SAIBA MAIS:
1 -Busto do CAPITÃO DOMINGOS. Segundo historiadores, Capitão Domingos em Uberaba exerceu as funções de Juiz Municipal e de delegado de policia, foi o vereador mais votado nas primeiras eleições da vila e tornou-se o primeiro presidente da Câmara Municipal. Foi ele quem apresentou o primeiro orçamento à Assembléia Legislativa de Minas; inaugurou o Paço Municipal, a primeira escola pública provincial, bem como de cartórios e a agência postal de Uberaba. No seu governo a vila foi dividida em seis distritos: Sacramento, Campo Florido, Prata, Ituiutaba e Monte alegre. Capitão Domingos faleceu em 1852 e era irmão do Major Eustáquio.
2 -- Inauguração da sala da Presidência FRANCISCO LOPES VELLUDO. Nascido em Uberaba em 23 de setembro de 1920, foi o vereador mais votado em 1959, presidiu a Câmara Municipal de 1959 a 1960, foi o candidato a prefeito mais votado em 1966, porem era partidário do PDT, e as eleições sofreram intervenção militar e quem assumiu foi o segundo colocado, João Guido, da ARENA. Era empreendedor, proprietário da empresa "A Retificadora" e também da "Auto Peças MotoRauto Ltda*", primeiro proprietário da "Líder Transportes" e "Viação Asa Branca", na área da saúde, fabricava em sua oficina, máquinas para o coração, encomendadas pelo Dr. Adib Jatene que usando as máquinas de Velludo, tornou-se um dos mais criativos médicos de todo o mundo. Francisco Lopes Velludo faleceu em 1º de setembro de 1971.
3 -- Inauguração do PROJETO MEMORIA VIVA. Uma verdadeira viagem neste site, pois todas as atas da câmara ali estão digitalizadas até as do Capitão Domingos, todos os vereadores, presidentes e até os alvarás de moradia para os primeiros moradores da província. Um Belíssimo trabalho do gestor Luiz Dutra em Parceria com os alunos de história da UNIUBE. Nos entregaram um CD e um DVD com os arquivos que ficarão em poder da CDL para eventuais consultas e pesquisas.
4 -- Inauguração da TV Câmara Digital, canal 61 que em parceria com a Assembléia Legislativa de Minas Gerais transmitirá as seções ao vivo.