Por Lúcio Castellano  

 

Como forma de motivar todos os entes do comércio para melhor aproveitar das oportunidades de vendas abertas com a proximidade das comemorações do Dia dos Pais, foi realizada palestra na noite desta segunda-feira (1º), no auditório da CDL Uberaba, através de promoção do Sebrae Minas, em parceria com a  CDL Uberaba, Sindicomércio, Sesc e Senac, cujo tema focalizou “Atendimento ao cliente de forma eficiente”, ministrada por William Caldas,  jornalista, relações públicas e vendedor.

O assunto crise foi um dos citados durante a noite. Segundo o palestrante, é preciso olhar para as oportunidades. “Vemos empresas que conseguiram crescer, manter uma estabilidade. Porque se preparam na fase de abundância e estão preparadas para momentos como esse, vividos nos últimos meses”, disse. Na visão de William, a verdadeira “crise” está na falta de criatividade, reinvenção. “Temos essa cultura de colocar a culpa nos acontecimentos externos quando as coisas não vão bem nos negócios. É mais prudente olharmos para dentro, valorizar o nosso cliente, ficar atento ao que funciona e o que deve ser descartado”, comenta.

Atendimento - Durante a palestra, William Caldas apontou situações fictícias e verdadeiras de bom atendimento, liderança e gestão. “Não basta estar motivado. É preciso estar dotado de conhecimento, gostar do que faz, ter propósitos concretos e alcançáveis”, diz.

Ele também falou sobre o poder dos clientes. Hoje, um bom atendimento não é somente aquele que oferece um tratamento diferenciado, preço, descontos. Mas que cause uma experiência. “A venda não pode ser simplesmente uma venda. O cliente quer vivenciar aquela compra”, diz.

Segundo ele, o primeiro a remar o barco chamado venda é a liderança da equipe  que não pode deixar a “peteca cair”, ao admitir que o final de ano se apresenta com ventos muito mais favoráveis e a indicar vendas melhores em relação aos anos anteriores.

Ao dar boas-vindas aos parceiros e aos demais participantes, o presidente da CDL Uberaba, Fulvio Ferreira, destacou que o objetivo da palestra era para colaborar para que os vendedores tenham uma visão mais otimista do mercado e se sobressaia ao abordar um cliente, sem ser desagradável e ao mesmo tempo sem perder venda.

O presidente do Sindicomércio Uberaba, Marcelo Árabe, ressaltou a iniciativa como “um evento de grande importância para o varejo”, ao acrescentar seu otimismo quanto a possibilidade da data sazonal alavancar as vendas do setor, porém, pontuou: “Desde que as equipes de venda e atendimento estejam treinadas e absorvam bem os ensinamentos das palestras oferecidas”.

A palestra integrou a programação de abertura da Campanha do Dia dos Pais, cujo tema central é “Inovação nos negócios”. Até a próxima quinta-feira irá oferecer diversas atividades aos participantes. Do dia 02 ao dia 04, a partir das 15h, inclusive com ações na área externa da sede da CDL, na Rua Luiz Soares, 520, Vila Olímpica.

Gostou? Compartilhe nas redes sociais.