Por Lúcio Castellano

A parceria da CDL Uberaba  com o  PROCON Uberaba, através de Campanha de Recuperação de Crédito, realizada mês passado, a qual ofereceu oportunidade de reabilitação de crédito para pessoas inadimplentes, trouxe resultado favorável, na medida em que foi expressivo o volume de consumidores que procuraram regularizar suas dívidas e voltar a ser adimplentes no comércio local. Além disso, o aquecimento do mercado de trabalho, ampliação da massa salarial e maior confiança do consumidor também contribuíram a quitação de contas vencidas.

Conforme o indicador do SPC Uberaba, mantido pela CDL e pela Aciu (Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba), o número de cancelamento de registros, que ocorre quando as pessoas regularizam seus débitos junto ao Serviço de Proteção ao Crédito registrou crescimento de + 16,63% durante o primeiro trimestre do ano, em comparação ao período janeiro-março de 2009. Em março, se comparado a fevereiro, o aumento foi de 22,10%. Na relação com o mesmo mês do ano anterior (mar.10/mar.09) foi observado variação de +19,15% no número de cancelamentos de registros.

A inadimplência por cheque sem fundos também diminuiu. O volume dos cancelamentos de registros por cheques "voadores", apurado pelo SPC Uberaba, teve incremento de 12,20%, nos primeiros três meses do ano, diante o primeiro trimestre de 2009.  

”Com toda certeza, a campanha que realizamos em conjunto com o PROCON trouxe um resultado positivo. Nós vimos muitos clientes que compareceram aos estabelecimentos para quitar débitos antigos. Foi uma oportunidade excelente para que o lojista trouxesse créditos perdidos, e que pessoas que estavam com restrições de crédito, por contas vencidas, fossem às lojas e, através de boas negociações, quitaram ou parcelaram seus débitos, retornando à condição de adimplentes”, comentou Fúlvio Ferreira, presidente da CDL Uberaba.

Vale destacar que março, historicamente, ainda registra inadimplência das compras de Natal parceladas e não pagas em função dos compromissos do início do ano como impostos (IPTU, IPVA) e matrículas escolares que comprometem a renda das pessoas, contribuindo para o aumento da inadimplência.

DIA DAS MÃES – De outra parte, Fúlvio diz esperar um Dia das Mães excelente para a venda de presentes. Acredita que será o melhor dos últimos seis anos. “O mercado nesse primeiro trimestre deu indicativos para essa projeção positiva. É uma das principais datas sazonais para o comércio. O lojista precisa estar preparado com variedade de mercadorias, ofertas, muitas novidades e investimento em mídia”, diz.  

O dirigente lojista reforçou, em seguida, que vai chegar na frente e vai faturar mais aquela loja que estiver preparada para atender bem os clientes de Uberaba e de toda região. “ A nossa estimativa, em termos reais,  é de  num crescimento da ordem de 6% em relação a 2009.  Isso é muito bom em se tratando de um ano para outro”, finalizou.

Gostou? Compartilhe nas redes sociais.