Por Lúcio Castellano
CDL Uberaba, Sebrae e ABF juntos pela capacitação de empreendedores
Recentemente, a ABF (Associação Brasileira de Franchising) anunciou o lançamento do Programa Franquias Brasil, que pretende ser a maior capacitação sobre o franchising já realizada no País. Nesta quarta-feira (17), o evento foi realizado em Uberaba, através de parceria que reuniu a entidade, o Sebrae Minas e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Curso teve lugar no Ceteco (Centro de Educação Tecnológica do Comércio de Uberaba), pertencente ao complexo cedelista e reuniu cerca de 40 participantes, entre empresários e/ou interessados no tema. A programação foi ministrada pelo diretor Executivo da Anewton Franchising, Lucien Newton.
O curso Entendendo Franchising foi desenvolvido pela ABF e é aplicado há mais de 20 anos. A ABF firmou parceria com o Sebrae Nacional e montou o Projeto Franquias Brasil. Foram incluídas 120 cidades, em 19 estados, por meio de 337 turmas. O objetivo é formar mais de 10 mil pessoas [potenciais franqueados e franqueadores] até o final de 2016. A ação está alinhada com o pensamento do franchising internacional, como pode ser visto na última Convenção Anual da International Franchise Association (IFA), em Las Vegas, onde o tema educação foi recorrente.
“Esse curso visa auxiliar as pessoas a entender o franchising, pois muitas vezes eram ao investir ou se precipitam em montar um negócio como franquia, por não entender bem o modelo correto”, expôs Lucien Newton. Durante oito horas aula ele abordou vários pontos, dentre os quais, como avaliar um modelo de franquia e a escolha de um negócio mais adequado para o seu perfil. O processo de seleção de um franqueado e como ele deve ocorrer, além dos conceitos gerais do sistema de franquias e os aspectos legais também foram abordados.
A ABF, segundo ele, não percebe crise face ao momento econômico. A entidade divulgou recentemente os números do primeiro trimestre deste ano que manteve crescimento acima do PIB. A justificativa: “O franchising investe muito em capacitação, treinamento, aperfeiçoamento técnico o que gera transferência de conhecimento. É a base do modelo da franquia. Por isso, o risco de crise e de números negativos no setor, é menor. Esse mercado de forma geral tende a se desenvolver muito e esse ano prevê um crescimento entre 7,5% e 9%, em relação a 2014”, citou.
Indagado sobre a relação comércio de rua x shopping-centers, Lucien Newton comentou: “O franchising enfrenta um momento em que tende ir para as lojas de rua, através dos Streets Malls, porque nos últimos anos o custo do metro quadrado do shopping center ficou muito caro. Agora, no entanto, passa por ajustes. Por isso, os shoppings de rua e as micro franquias (trabalho em casa) vem crescendo muito. As lojas de rua são uma grande tendência. Não só no Brasil como fora do Brasil. A revitalização de centros urbanos e a construção de galerias de lojas facilita, porque são pontos, geralmente, de alto fluxo de pessoas, veículos, boa visibilidade e com custo relativamente mais baixo do que um shopping”.
De acordo com a última edição da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), três em cada dez brasileiros, entre 18 e 64 anos, possuem uma empresa ou estão envolvidos com a criação de um negócio próprio.