Por Lúcio Castellano

Fúlvio Ferreira, presidente da CDL Uberaba
O Banco Central quer regulamentar o setor cartões de crédito para aumentar a concorrência e diminuir a lucratividade do ramo. Uma das ideias pensadas é obrigar o uso de uma única máquina leitora de cartões de diversas bandeiras, o que diminuiria o custo para lojas e outros serviços. Ao mesmo tempo, as financeiras propõem uma autorregulação.
A partir de 1º de julho, as máquinas de ler cartões estarão habilitadas para receberem todas as administradoras. Isso deve acirrar a concorrência no setor. A expectativa é de que a medida reduza os custos dos lojistas ao permitir que ele use uma única máquina.
Em Uberaba, o presidente da CDL, Fúlvio Ferreira, recomenda cautela aos associados da entidade, ou seja, que eles não façam opção de forma apressada. “Procure analisar as propostas das várias bandeiras, no sentido de optar por uma ou por outra. Num primeiro momento aguarde, pense, reflita. Pode ser que opções melhores aconteçam”, observa.
Além de acreditar na melhoria do equipamento a ser disponibilizado, Fúlvio diz esperar que sejam baixadas, também, as taxas hoje praticadas pelas principais bandeiras atuantes no Brasil.
Dados do Banco Central referentes a 2009, dão ideia do peso dos juros dos cartões na economia:
Tipos de financiamento
Cartão de crédito – 238% ao ano Cheque especial – 159% ao ano Empréstimo pessoal – 35% ao ano Financiamento de veículos – 16,9% ao ano
Opção pelo cheque - De outra parte, Fúlvio reforça que o cheque voltou a ser muito bem-vindo ao comércio lojista. “Mas sempre recomendamos que as empresas façam cruzamento de informações, através de consulta ao SPC Uberaba (Serviço de Proteção ao Crédito) e, inclusive, à lista telefônica, ligando na residência e/ou no emprego do emite para cruzar o maior número possível de dados, pois, assim, estará fazendo uma venda segura. Lembramos que a venda com cartão de crédito está mais cara para o empresário”, diz.
Páscoa – Por fim, o presidente da CDL Uberaba, avaliou como positivo o movimento no setor comercial proporcionado pela Páscoa. “Com certeza, nos últimos dias foi registrada movimentação intensa no comércio de Uberaba, tanto de rua quanto de shopping e de galerias, especialmente na quinta-feira e no sábado. As lojas estiveram cheias e o shopping muito movimentado. Numa conversa informal com alguns lojistas, de setores variados, acreditamos que tenhamos vendido um volume 10% superior ao registrado em igual período do ano passado”, finaliza.