Por Lúcio Castellano
Com expressiva presença de ex-presidentes, membros da atual Diretoria, autoridades locais, funcionários e parceiros e demais convidados da comunidade, foi realizada na noite desta segunda-feira, 18, a solenidade comemorativa pela passagem dos 32 anos de criação da CDL Uberaba, comemorados no último dia 10, através da inauguração da Sala do Conselho Superior [formado pelos ex-presidentes] e o Memorial do Comércio de Uberaba, ambos da arrojada sede da entidade com cerca de 4 mil metros quadrados de área construída.
Inicialmente, foi inaugurada a placa da Sala do Conselho Superior que recebeu o nome de "Januário Marques de Oliveira" um dos fundadores e ex-presidente da entidade. Descerramento pelo atual presidente Fúlvio Ferreira e pelo empresário Fuad Miguel Hueb, diretor da Rádio Sete Colinas de Uberaba.
Emocionado, Daniel Fabre agradeceu a atual Diretoria pela iniciativa, também com grande emoção por parte do homenageado. Também prestigiaram o evento os conselheiros Lucio Scalon, Mário Vilmair Silvestre Pereira, Fakher Fakhouri e a Sra. Terezinha Machado, mulher do primeiro presidente Ronaldo Batista Machado (in memorian) que, vale destacar, empresta o nome à sede da CDL, uma das maiores e mais modernas do segmento lojista nacional.
Em seguida, foi inaugurado o Memorial do Comércio, cuja placa foi descerrada por Fúlvio, empresário Abrão Miguel Árabe e pelo presidente da Câmara Municipal de Uberaba, vereador Luiz Dutra. Também foi aberta, na oportunidade, uma exposição de fotos, na Galeria de Arte “Daniel Fabre”, que conta um pouco da história da CDL Uberaba.
"A CDL Uberaba, nesses 32 primeiros anos, teve uma importância muito grande para os lojistas, o comércio, o setor produtivo e para o desenvolvimento de Uberaba", destacou Fúlvio Ferreira. Para o historiador Guido Bilharinho, a inauguração é fruto da evolução e do amadurecimento da consciência de preservação da memória uberabense.
Conselheiro e um dos fundadores da CDL Uberaba, Lucio Scalon disse que a CDL sempre surpreende e que o Memorial é uma ideia positiva. "A CDL está de parabéns pelo resgate da memória viva do nosso município”, comentou o vereador Luiz Dutra. O presidente do Sindicomércio - Sindicato do Comércio Varejista de Uberaba, Marcelo Árabe, qualificou o Memorial como "uma ideia fantástica”.