Por Lúcio Castellano
Numa segunda-feira, dia 18 de junho de 2012, a CDL Uberaba inaugurava o Memorial do Comércio, por iniciativa do então presidente Fúlvio Ferreira. Um espaço para permanente visitação na Sede da CDL, próximo ao Estádio Uberabão, na Rua Luiz Soares, nº 520, Bairro Vila Olímpica. Telefone é o (34) 3319-4400.
Nesta quinta-feira (10), a CDL Uberaba completa 41 anos de fundação. A TV Integração levou ao ar reportagem histórica sobre o Memorial do Comércio. Confira: https://globoplay.globo.com/v/...

O Memorial do Comércio contou com o apoio do advogado, escritor e historiador Dr. Guido Bilharinho, bem como do Arquivo Público de Uberaba. Todas as peças do Memorial do Comércio foram doadas.
Na oportunidade, o então presidente da entidade, Fúlvio Ferreira, explicou:
--- A criação reúne um acervo que retrata a história do comércio na Cidade de Uberaba. A história do município está intimamente ligada ao comércio, isto é, em linhas gerais, a partir das primeiras casas no vilarejo que deu início à Uberaba, já existia um comércio, uma venda. Tempos depois, Uberaba foi um importante entroncamento comercial impulsionado pela ferrovia. E, hoje, o comércio da cidade, por todos os bairros, se mostra grande, pujante e ativo e, assim, retornando à sua importância regional. A CDL tem como objetivo resgatar a história comercial da cidade. Para tanto está recebendo em doação peças que fizeram parte de alguma loja, de algum comércio, de alguma empresa. Por exemplo: caixa registradora, balcão, bicicleta de entrega, fita métrica, tesoura, balança, suporte de papel e telefone entre outros. Também: propagandas, brindes, cédulas, notas fiscais, livros contábeis e fotografias. Tudo isto é extremamente importante! São peças valorosas que contam a história de pessoas que estão ou estiveram envolvidas com o comércio e que atestam a história de lojas que já fecharam ou que ainda estão ativas. Vale lembrar que todas as peças terão uma etiqueta com o seu histórico e o nome do doador. Creio que praticamente em todas as casas tenha uma ou mais pessoas que trabalham ou já trabalharam no comércio. Portanto, fica o convite: doe peças para a CDL e nos ajude a criar o Memorial do Comércio!

A inauguração - Com o objetivo de preservar e divulgar a identidade histórica comercial de Uberaba, aconteceu no dia 21 de novembro de 2017, na sede da CDL, a inauguração do anexo do Memorial do Comércio. Conduzida pelo então presidente da Fúlvio Ferreira, com a ampliação, o museu passou a contar, também, no anexo, com a reprodução dos antigos armazéns de secos e molhados, denominado “Armazém do Januário”, em homenagem a Januário Marques de Oliveira (in memorian), um dos 50 fundadores da CDL, um de seus ex-presidentes e que integrou o Conselho Superior da entidade.
A primeira parte do equipamento histórico contém equipamentos utilizados no setor comercial, tais como, primeiros telex, fax e computadores, além de máquinas de escrever e calcular, entre outros.
Ao longo da exposição, o visitante encontra histórias e memórias de um tempo, em que os clientes eram tratados pelo nome, perguntavam pela sua família e quando não tinham dinheiro para comprar podiam levar fiado. O Memorial é uma rica exposição e proporciona ao visitante relembrar as antigas mercearias ou vendas ou ainda empórios. Uma viagem a um tempo tão próximo mas já tão diferente do nosso quotidiano.
O Memorial conta, inclusive, com mostra fotográfica realizada pela artista Marilda Pereira que, à época, visitou algumas vendas ainda existentes em Uberaba. Uma delas somava 60 anos de funcionamento.
NO LINK, FOTOS QUE REGISTRAM A GRAVAÇÃO DE ENTREVISTA DA TV INTGRAÇÃO
FEITA NO MEMORIAL COM FÚLVIO FERREIRA E QUE FOI AO AR, HOJE (10.JUNHO): https://www.cdluberaba.com.br/...