A CDL Uberaba mantém sua atuação com total amplitude e atenta aos reais anseios do Movimento Lojista e da comunidade uberabense. Exemplo disso, é o apoio à mobilização em torno da legislação sobre o patrimônio histórico e cultural. Soma-se, ainda, defesas como a necessidade da revitalização do centro da cidade.

Representada pelo presidente Fernando Xavier que se fez acompanhar do diretor Álvaro Henrique Fabre, a CDL participou de forma ativa de assembleia geral convocada pelo Conphan, realizada no início da noite desta segunda-feira (19), na Casa dos Conselhos.

Fernando e Álvaro foram eleitos conselheiros, respectivamente, titular e suplente, na representação da CDL, numa das quatro vagas destinadas às entidades da sociedade civil organizada.

“A CDL pleiteou, ao longo do processo, uma cadeira de titular e uma de suplente na representação do segmento sociedade civil”, expôs Fernando Xavier. Para ele, a nova formação do Conselho e, também, a nova legislação que rege o órgão, deverão trazer muitas alterações, em especial, com a revisão de todos os casos de imóveis tombados e inventariados, para que tudo seja feito da forma mais clara e transparente, a partir de agora.

Ainda de acordo com o dirigente lojista, o Conphau está muito bem constituído, resultado da participação de membros de diferentes setores da comunidade. “Isso irá proporcionar a avaliação se há ou não imóveis que não se enquadrariam nas condições de tombados e inventariados”, diz.

As indicações dos nomes para composição do quadro de conselheiros do Conphau (Conselho de Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba) foram feitas pelas instituições e foram protocolizadas no órgão no último dia 15.

Na assembleia geral, foram indicados e eleitos os titulares e suplentes para integrarem o quadro de conselheiros do órgão.

A CDL Uberaba ficou com uma das quatro vagas na representação da sociedade civil organizada, ao lado da Fiemg Regional Vale do Rio Grande, Sindicato da Indústria da Alimentação e Aciu. Também foram eleitos representantes das instituições de ensino e pesquisa e dos proprietários de imóveis tombados e inventariados.