
Historiador Guido e seu filho também advogado Sérgio Bilharinho, recepcionam Daniel, Januário e Fúlvio
Com o objetivo de resgatar a história do comércio e da vida comercial de Uberaba, a Câmara de Dirigentes Lojistas implanta o Memorial do Comércio, em sua sede (térreo), localizada na Rua Luiz Soares, 520, Vila Olímpica. "Os registros históricos apontam que, a partir da segunda, terceira casas construídas na cidade, já havia alguém comercializando algum produto", observou o presidente da CDL Uberaba. De acordo com Fúlvio Ferreira, Uberaba foi importante entroncamento comercial no passado e, hoje, voltou a ser de grande relevância e de modo muito positivo nesse seguimento. "Nosso desejo é o de resgatar peças que foram utilizadas em algum momento da história de alguns estabelecimentos comerciais ainda em funcionamento, e mesmo de outras empresas que já encerraram suas atividades", disse.
Para a formação do Memorial do Comércio, a CDL Uberaba recebe, em doação, peças antigas como caixa registradora, máquina de somar, balcão, balança, bicicleta de entrega, fita métrica, tesoura, pegador de grãos, cédulas e moedas, fotografias, publicidades, moedor de café, entre outros.
"Estamos recebendo doações para o Memorial que vai ser permanente. Não apenas uma exposição pontual para o mês de junho quando, no dia 10, a CDL Uberaba completará 32 anos de fundação. Querermos que a mostra, aberta ao público, tenha vida longa e que transmita para todos nós e às próximas gerações como foi e como está o setor varejista uberabense. Uma peça que hoje utilizamos, daqui dez, vinte anos, será obsoleta, assim como as de outrora já são história", comentou Fúlvio.
As pessoas podem fazer suas doações, diretamente na CDL, através do fone 3319-4400, podendo agendar que a entidade irá buscar. Todo material doado será catalogado e cada peça vai ter uma etiqueta contando sua história, onde foi utilizada e em que período, além do nome do doador.
O Memorial do Comércio vai ser inaugurado dentro da programação comemorativa pelos 32 anos de criação da CDL Uberaba.
Ainda neste projeto, recentemente os conselheiros superiores da entidade Daniel Fabre e Januário Marques de Souza, juntamente com Fúlvio, visitaram o professor, escritor, advogado e historiador Guido Bilharinho. Durante a visita, Fúlvio solicitou dele que redigisse algumas frases sobre as principais ruas comerciais de Uberaba do século passado para que, ilustradas por fotos, façam parte do Memorial.