Quantas vezes você já desistiu de comprar em uma loja porque o balconista demorou a atendê-lo, não tinha conhecimento sobre o produto ou não lhe prestou a devida atenção? Para evitar situações como essas infelizmente, ainda bastante comuns, a CDL Uberaba (Câmara de Dirigentes Lojistas), através do Ceteco (Centro de Educação Tecnológica do Comércio) iniciou segunda-feira (17), a programação de 2014 destinada a promover cursos e treinamentos de capacitação para todos os envolvidos no processo de vendas, desde proprietários e gerentes até o caixa e o empacotador.
Para este mês de fevereiro, as três atividades oferecidas são gratuitas. O primeiro curso é ministrado pelo consultor Fúlvio Ferreira e que prossegue até a próxima sexta-feira, com o tema “Entenda a mudança de comportamento do seu cliente”. Serão focalizados tópicos como Quem é seu cliente? O que ele quer? O que ele espera da sua empresa e do seu atendimento e As lojas estão entrando no mundo on-line, mas o desafio agora é centralizar o foco no cliente.
O curso trata não só dos clientes lojistas, mas clientes de empresas em geral, inclusive de prestação de serviços. Porque o cliente nos últimos 15 anos tem mudado tanto? É uma das indagações formuladas pelo consultor Fúlvio Ferreira. “Porque o cliente nos últimos dois anos tem um comportamento muito diferenciado. O vendedor precisa entender as causas dessa mudança e que o cliente é muito mais seletivo e exigente. E, ele, cliente, já chega no estabelecimento rico de informações. Possui uma ferramenta em sua mão que chama smartphone. Um tablet como elemento de mobilidade. Isso faz uma diferença muito grande. Aquele vendedor que não tiver informações e competências técnicas e de capacidade de atendimento vai ficar para traz”, diz.
A proposta, segundo o presidente da CDL Uberaba, Miguel Faria, é promover ações periódicas e pontuais, visando a excelência no atendimento e o perfeito entendimento do empreendedor para obter êxito com o seu negócio. "Nós pensamos em programas que possam ser desenvolvidos à noite, para que todos os profissionais do comércio possam participar e se aprimorar cada vez mais", explica o dirigente lojista.
Próxima semana - Para o período de 24 a 27 de fevereiro, das 19h às 22h, está programado o curso “Elaborando um plano de Marketing para pequenas empresas”, a cargo do consultor Dimas Rodrigues. As atividades perfazem carga horária de 12 horas, focalizando, entre outros, assuntos como Análise de ambiente, definição do posicionamento de mercado: como o cliente vê o seu negócio e Implementação do Plano de Marketing. Também no período de 24 a 27 de fevereiro, das 19h às 22h, com carga horária de 12 horas, o consultor Fábio Marquez abordará o “Desenvolvimento administrativo”, contemplando abordagens sobre Fluxo de caixa, Regimes de tributação das empresas, Noções de escrituração fiscal, além do que é o SPED (BBB Fiscal) e Departamento de pessoal.
Os cursos serão realizados no Ceteco, em anexo à sede da CDL, na Rua Luiz Soares, 520, Vila Olímpica. Informações complementares: 34 – 3319-4400 e ainda: www.cdluberaba.com.br facebook.com/cdluberaba e twitter.com/cdluberaba.
Inscrições: www.cdluberaba.com.br/cursos 2014.
Consumidor exigente - O mercado está cada vez mais competitivo e o consumidor, mais informado e consciente de seus direitos, exige do comércio uma nova postura na hora do atendimento, caso queiram permanecer ou progredir na profissão. A forma de receber o cliente que entra na loja determina o sucesso da venda. O que diferencia um bom vendedor é o atendimento, que tem que ser personalizado. Cada cliente quer se sentir único, especial. A pessoa, às vezes, compra até mais caro ou mais do que pretendia, por causa da forma como foi tratada. Muitos detalhes influenciam na qualidade do atendimento. É preciso, por exemplo, usar o vocabulário de forma correta e adotar uma linguagem diferenciada para cada tipo de pessoa. Até o tom da voz e os gestos influenciam. Outra dica é conhecer bem os produtos (qualidade, composição, diferenciação de preços, etc), para passar as informações com segurança. A informação deve ter credibilidade.