Por Lúcio Castellano - com informações da Secretaria Especial de Comunicação/PMU – material editado

A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedec), homenageia dez empresas com a entrega do Troféu Destaque Empresarial 2023, em cerimônia marcada para esta terça-feira (9), às 19h, no Centro Administrativo. Essa é a primeira edição do prêmio.

De acordo com o presidente da CDL Uberaba (Câmara de Dirigentes Lojistas), Fernando Xavier, a entidade fez três indicações para homenagens a empresas associadas:

- Categoria Jubileu Porcelana: empresa que tenha completado entre 20 a 39 anos, no ano de 2023: Stylo Modas

-Categoria Jubileu Esmeralda: empresa que tenha completado acima de 40 anos, em 2023: Hidráulica Uberaba

-Categoria Empreendedorismo Jovem e Inovador: empresa que tenha entre 10 a 19 anos, completados em 2023: CIMA

A CDL Uberaba também está incluída entre as homenagens, com a justificativa ser uma instituição que tem desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento e apoio aos empreendedores e pequenas empresas em nossa comunidade.

Também será conferida homenagem à empresa Fabre Rádios, na Categoria Memória Afetiva. Esta é uma oportunidade para reconhecer e celebrar as conquistas e contribuições significativas que a empresa proporcionou à comunidade e para o mercado”. A empresa foi fundada em 1957 pelo lojista Daniel Fabre (in memorian), ex-presidente da CDL Uberaba, gestão agosto/1996 a dezembro/1988.

“Será uma oportunidade para reconhecer e celebrar o trabalho da CDL e sua contribuição para o crescimento econômico e social de nossa região”, justifica a coordenação do evento.

A proposta da honraria é valorizar os empreendimentos que se destacaram no último ano nos segmentos da indústria, agronegócio, construção civil, comércio e prestação de serviço, considerando aspectos como a capacidade de liderança empresarial, visão inovadora e empreendedora, responsabilidade social e geração de emprego e renda.

O Município também entregará a Certificação Homenagem Afetiva a sete empresas que fazem parte da história da cidade e a Certificação Reconhecimento Empresarial - Aqui tem Emprego a dez parceiras nas ações de empregabilidade do Sine.

"Essa homenagem é uma forma de a Prefeitura de Uberaba reconhecer a trajetória de empresas que tanto contribuem para o desenvolvimento econômico do Município. Entre janeiro e novembro de 2023, Uberaba criou 5.231 vagas de trabalho segundo dados do Caged, ultrapassando o saldo positivo de todo o ano de 2022. Na área de geração de emprego e renda, Uberaba tem gerado oportunidade para todos", afirmou o secretário interino de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Rui Ramos.

No total, trinta empresas receberão certificação pelo desempenho empresarial, conforme tempo de atividade no mercado, nas categorias Jubileu Porcelana (20 a 39 anos de atuação), Jubileu Esmeralda (acima de 40 anos de atuação) e Empreendedorismo Jovem e Inovador (10 a 19 anos de atuação). Nesse caso, entidades de classe também indicaram os homenageados.

São apoiadores do prêmio a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba (Aciu), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), BPW do Brasil, Câmara de Uberaba, Centro das Indústrias do Vale do Rio Grande (Cigra), Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) - Regional Vale do Rio Grande, Instituto de Engenharia e Arquitetura do Triângulo Mineiro (IEATM), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Sindicato Rural de Uberaba (SRU), Sindicomércio e Sociedade Civil Organizada (SCO).