Brinquedos, roupas e eletrônicos estão entre itens mais procurados
O comércio lojista uberabense estima crescimento de até 6% nas vendas para o Dia das Crianças - uma das datas comemorativas mais importantes do setor – em comparação a 2015. É o que projeta o presidente da CDL Uberaba (Câmara de Dirigentes Lojistas), Fulvio Ferreira, para quem, o ambiente no varejo local “é de moderado otimismo”, quanto à expectativa na comercialização de produtos para a comemoração do dia 12 de outubro.
Na avaliação do dirigente lojista, o preço médio dos presentes, por pessoa. deve ser de cerca de R$ 100. A maioria dos clientes deve utilizar o cartão de crédito parcelado como forma de pagamento, seguido de cartão de loja, cheque pré-datado, dinheiro, cartão de débito e carnê. Enumera como produtos mais vendidos: confecções, com destaque para camisetas com personagens infantis, conjuntinhos, calçados e artigos esportivos tais como chuteiras, uniformes de times e bolas. Numa faixa de preço um pouco diferenciada, cita, celulares, computadores e tablets.
A data é apontada como "o Natal para o segmento de brinquedos", que a exemplo do comércio como um todo também vem sofrendo bastante com o atual cenário da economia, além de enfrentar a concorrência desleal do comércio informal, que em datas como esta inundam a cidade com produtos piratas e contrabandeados. Apesar disso, os lojistas estão fazendo a sua parte. Continuam inovando para seduzir os pais e avós e apostam nas promoções, diversificação de planos de pagamento e crédito mais fácil. Pesquisa da indústria de brinquedos mostra que os pais (77%), os avós (17,5%) e os tios e padrinhos são os que mais presenteiam e a maioria das crianças (51%) é quem escolhe o próprio presente. O setor de brinquedos apresentou, recentemente, para o varejo 1,5 mil lançamentos de 150 empresas, entre nacionais e importadoras, para atender principalmente as vendas do Dia das Crianças e Natal.
Dicas para atrair clientes - Fulvio, de outra parte, informa que “a CDL Uberaba sempre se antecipando ás datas sazonais, iniciou, no começo deste mês, a divulgação junto aos lojistas associados e aos de CDLs coirmãs da região, inclusive com envio de cartaz alusivo à comemoração, como forma de reforçar a importância do Dia da Criança”. Disse, ainda, que o momento é de preparar e inspirar as equipes de vendas. A data, expôs, merece vitrine atraente, divulgação nos canais próprios de informação e publicidade na mídia impressa e eletrônica. “O lojista precisa dizer para seu cliente que a loja está preparada para a data, com promoções, ofertas e produtos diferenciados”, diz.
“Este ano temos um pouco mais de otimismo, embora muitas pessoas desempregadas. Mas, agora, estamos passando por um período de ascensão e vai refletir diretamente no Dia da Criança. Em algumas cidades a comemoração chega a superar o Dia dos Pais, em termos de movimentação comercial. Até porque tem muitas pessoas para presentear uma mesma criança”, finaliza Fulvio, ao apontar a previsão de produtos mais vendidos: confecções [camisetas com personagens infantis, conjuntinhos], calçados e artigos esportivos como chuteiras, uniformes de times, bolas. Numa faixa de preço um pouco diferenciada celulares, computadores e tablets.