Por Lúcio Castellano

O trabalho de prevenção a incêndios não é dever apenas do Corpo de Bombeiros. Por isso, a corporação mineira já treina brigada para preservação de cidades históricas mineiras. Cidadãos são capacitados para atuar em caso de incêndio e apoiar atuação dos bombeiros; Minas já possui a maior brigada do país. Em treinamento, brigadistas aprendem a atuar antes da chegada dos bombeiros. O curso também prevê atuação em primeiros socorros.

Com a finalidade de firmar parceria com a CDL Uberaba (Câmara de Dirigentes Lojistas), voltada para formação de turmas de brigadistas junto a empresas a ela associadas, o comandante do 8º Batalhão de Bombeiros Militar, major BM André Humia Casarim, acompanhado da vistoriadora da 2ª Companhia de Prevenção do 8º BPM, 2º sargento BM Roberta Ferreira de Lima, visitou a entidade nesta segunda-feira (28). Eles foram recepcionados pelo presidente Miguel Faria, pelo vice-presidente Orlando Geraldo da Silva, pelo diretor Comercial e de Expansão Ângelo Gabriel Crema e pelos conselheiros Januário Marques de Oliveira e Daniel Fabre.

A iniciativa do Corpo de Bombeiros de Uberaba, além de formar novas brigadas de incêndio, tem por finalidade, também, de orientar os futuros participantes do curso sobre como proceder atendimento pré-hospitalar. “Em função do crescimento da cidade e, especialmente, por contarmos, em nossa cidade, com um Centro de Treinamento que é um dos melhores de Minas Gerais”, justificou o comandante Casarim, para quem, essa formação contribui para que o BPM preste um melhor serviço ainda perante a comunidade.

O presidente da CDL Uberaba, Miguel Faria, agradeceu a presença dos representantes do 8º BPM. E, a exemplo dos demais diretores da casa presentes no encontro, ressaltou a grande importância de se preocupar com a parte preventiva, para que a população uberabense não venha enfrentar eventuais transtornos como os vividos pela comunidade de Santa Maria (RS).

Modelo bem sucedido

Classificação, prevenção e extinção de um incêndio, abandono da área e utilização correta dos equipamentos são algumas das ações de combate a incêndios ensinadas durante a capacitação de brigadistas para atuação nas cidades históricas mineiras.  Resultado de uma parceria entre o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (CBMMG) e as secretarias estaduais de Cultura (SEC) e Turismo (Setur), a iniciativa tem o objetivo de formar uma brigada apta a proteger o extenso patrimônio cultural que essas cidades abrigam. Informações foram divulgadas pelo Portal Agência Minas.

Em todas as turmas que treina, um bombeiro militar da região participa da aula com a função de agente multiplicador. A intenção é que eles possam repassar o conhecimento na localidade onde trabalham. Dentro das 20 horas/aula do curso, além de noções de combate a incêndio, os alunos aprendem também os primeiros socorros, como quais os procedimentos em casos de paradas cardiorrespiratórias, hemorragias, fraturas, ferimentos e queimaduras. No final do treinamento, os brigadistas estarão aptos a adotar as primeiras providências até a chegada dos bombeiros.

Minas Gerais possui a maior brigada de incêndio do país, com mais de 1.600 integrantes capacitados para atuar em situações de emergência como primeiros socorros e combate a princípios de princípios de incêndio. Além de atender a uma exigência legal, o treinamento de brigada representa um incremento na política de prevenção disseminada pelo Corpo de Bombeiros.

Gostou? Compartilhe nas redes sociais.