Por Lúcio Castellano
Programa totalmente gratuito promete alavancar cerca de 1.100 empresas da região tornando-as mais produtivas

A CDL Uberaba (Câmara de Dirigentes Lojistas) firma parceria com o Sebrae no movimento denominado Programa ALI (Agentes Locais de Inovação) desenvolvido em conjunto com o Ministério da Economia e com o CNPQ e visa aumentar a produtividade dos pequenos negócios integrados ao Programa Brasil Mais.
O Sebrae conta com o apoio da CDL Uberaba que incentiva os seus associados a aderirem ao ALI. Para o presidente da CDL, Angelo Crema, o comércio tem a característica de estar sempre inovando. “O varejo uberabense atrai consumidores da região. Os empresários uberabenses têm o perfil dinâmico e empreendedor, daí a importância de se atualizar e inovar”, diz.
De acordo com o programa, a empresa participante vai ter um acompanhamento personalizado por quatro meses, totalmente gratuito com um agente treinado para auxiliar os empresários no processo de inovação, análise de indicadores e utilização de metodologias ágeis.
"O objetivo do programa é promover a inovação para reduzir os custos e/ou aumentar o faturamento das microempresas e das empresas de pequeno porte, a partir da instrumentalização e experimentação de ferramentas ágeis e do compartilhamento de experiências entre os empresários”, ressalta a analista do Sebrae Daiana Rodrigues.
Subsidiado 100% pelo Sebrae Minas, podem participar do programa microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP) do comércio, serviço e indústria. Na região de Uberaba o órgão espera atender 1 mil 100 empresas, até 2.022, com o início das atividades programado para março próximo.
Informações complementares pelo telefone (34) 3318-1800.