Segundo o presidente da entidade, Fúlvio Ferreiro, durante o evento será apresentado ao público, entre associados, autoridades, convidados e representantes da mídia impressa e eletrônica, todos os detalhes do projeto que leva a assinatura do arquiteto Paulo Trajano. Num segundo momento, todos se deslocarão até o local das obras.
“É a indústria do turismo que a CDL vai implantar de agora em diante. Pelo compromisso que a entidade tem com o Executivo e o Legislativo, a CDL tem prazo de dois anos –renováveis para mais dois- para executar o projeto. É nossa intenção construir nesses dois primeiros anos. Ou seja, nosso desejo é de que, a partir de 2013, eventos já aconteçam nesse novo espaço que a cidade de Uberaba ganhará e que abrigará grandes eventos. Uberaba tem potencial para ter um Centro de Convenções à altura. A cidade está carente desse tipo de espaço. E nós acreditamos que, paralelamente à construção do CDL Hall, outros empreendimentos sejam atraídos. Temos mantido contatos com empresários do setor hoteleiro para que seja ampliada a oferta de vagas nos seus estabelecimentos, bem como para que outras empresas do setor também invistam aqui. Da mesma forma, haverá maior demanda por serviços de floricultura, restaurante, segurança, cerimoniais, estacionamento etc...”, observou Fúlvio.
Em seguida, o dirigente lojista afirmou que o CDL Hall não é simplesmente uma obra que vai começar a acontecer a partir desta sexta-feira. Mas que outros negócios de grande porte serão gerados dentro da economia de Uberaba. “Se nós vamos investir de R$ 6 milhões a R$ 7 milhões nessa construção, outra grande quantidade de valor será gerada em negócios para acompanhar essa nova iniciativa da CDL Uberaba”, diz.
De acordo com projeções do presidente da CDL, na fase plena de funcionamento, o CDL Hall poderá abrigar até 4 mil pessoas em formato de auditório. Quanto a estacionamento, Fúlvio explicou que, além dos bolsões que já atendem a outros equipamentos do Parque Tecnológico, deverá ser implantado um estacionamento para cerca de 1.500 vagas de veículos ao lado do CDL Hall. Também está sendo projetado um estacionamento para ônibus. Dentro do próprio terreno da CDL, está reservada área para outras 1.000 vagas de estacionamento. O projeto reserva, ainda, um espaço para feiras de médio porte.
“O projeto leva em conta questões de acessibilidade. Será uma obra plana, verde e que contempla iluminação natural e, com destaque, estará integrada dentro da ideologia do Parque Tecnológico”, completou Fúlvio.
No dia 1º de setembro, a Câmara Municipal de Uberaba aprovou o Projeto de Lei nº 168/10, de autoria do Executivo, autorizando conceder o direito de uso de área pública, no Parque Tecnológico de Uberaba, pelo prazo de 50 anos à entidade. O terreno mede 25.202,82 metros quadrados e fica localizado na Av. Dr. Randolfo Borges Júnior. A mensagem foi assinada pelo prefeito em exercício Paulo Miguel de Mesquita e pelo secretário municipal Rodrigo Mateus (Governo). As gestões da CDL para o que agora começa a implementar foram iniciadas, em 2009, durante a administração do então presidente Fakher Azor Fakhouri, junto ao prefeito Anderson Adauto que está de licença.