Por Lúcio Castellano

   

A iluminação do edifício-sede da CDL Uberaba (Câmara de Dirigentes Lojistas) faz parte da adesão da entidade à campanha mundial Outubro Rosa. O movimento busca conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, tipo de tumor mais comum entre mulheres no Brasil. Só em 2015 ocorreram cerca de 57 mil novos casos, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Iniciativa tem ocorrido nos últimos anos, a exemplo do Novembro Azul, também internacionalmente dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem, quando o prédio localizado na Rua Luiz Soares, 520, Vila Olímpica, é iluminado de azul.

De acordo com o presidente da CDL Uberaba, Miguel Faria, a campanha ajuda a dar visibilidade à causa. As ações de sensibilização da sociedade são de extrema relevância, disse ele, ao assinalar que o mês de outubro é especial para evidenciar a discussão sobre a prevenção e o tratamento do câncer de mama. “É justamente por esta causa cidadã que encampamos a iniciativa”, acrescenta.

História - O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos. A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes e teatros surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente.

Gostou? Compartilhe nas redes sociais.