Após ser periciado no IML, o corpo de Vandir Domingos foi velado, desde o final da tarde desta segunda, no saguão da Câmara Municipal. O filho mais velho do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Juiz de Fora, Alexander Silva, 37 anos, afirmou desconhecer possíveis inimigos do pai. "A situação demonstra a vulnerabilidade a que todos nós estamos expostos. Como é fácil comprar arma, é fácil ser vítima de uma execução", disse, embora acredite que a ação não tenha sido motivada por um episódio de violência urbana, mas voltada diretamente contra o pai. Mauro Luciano Matias, vereador de Simão Pereira do mesmo partido de Vandir, o PRP, também esteve no IML com o filho do empresário. "Fomos pegos de surpresa. O Vandir era querido e, mesmo sendo empresário, lidava com qualquer tipo de pessoa, tendo entrada em qualquer lugar." Em nota, o prefeito de Juiz de Fora, Bruno Siqueira (PMDB), disse ter recebido a notícia da morte de Vandir com extremo pesar. "Juiz de Fora perde uma liderança importante e que sempre se destacou na luta por uma cidade mais justa e desenvolvida. Deixo aqui não somente meu lamento, mas minha solidariedade aos familiares e amigos neste momento tão difícil", escreveu.
Declarando luto oficial de três dias, a diretoria da CDL/JF lamentou a morte de seu presidente. A entidade informou que a parte administrativa permaneceu fechada nesta terça. Neta terça, o atendimento ao público, que acontece na unidade da Rua Marechal Deodoro, acontecerá em regime de plantão e será retomado após o sepultamento da vítima.
O vice-presidente da CDL, Marcos Tadeu Casarim, que passa a responder interinamente pela entidade, disse que espera o cumprimento da justiça. A CDL/JF se solidarizou com a família do presidente e destacou que, em 11 anos de trabalho, foram muitas as conquistas alcançadas pelo seu empenho e dedicação. "O nome do nosso presidente estará sempre associado à entidade como líder e precursor que foi. Juiz de Fora perde uma grande personalidade, e a CDL/JF perde grande parte de um alicerce construído com muito empenho por anos", afirmou.
Trajetória
Natural de Dom Cavati, município mineiro localizado no Vale do Rio Doce, Vandir Domingos da Silva nasceu em 17 de dezembro de 1950. Empresário lojista há 36 anos, Vandir foi presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Juiz de Fora por 11 anos, vice-presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Minas Gerais (FCDL/MG) e proprietário de várias empresas na cidade. Também tem duas cantinas na UFJF, uma na Faculdade de Letras e outra no ICH. Morador de Simão Pereira (MG) há 14 anos, ele viajava diariamente para Juiz de Fora, onde estabeleceu suas raízes profissionais. Foi presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Juiz de Fora, vice-presidente da Fiemg, governador da Associação Internacional de Lions Clubes Distrito LC (2003/2004) e presidente do Lions Clube Juiz de Fora-Centro(2010/2011). Em Simão Pereira, Vandir foi candidato a prefeito nas eleições de 2012 pelo PRP, quando obteve 567 votos, o correspondente a 22,78% dos votos válidos. Foi a segunda vez que participou da disputa eleitoral. Desde 2011, presidia o Esporte Clube Duarte de Abreu, sediado naquele município.
Recém chegado de uma viagem internacional, Vandir embarcou para os Estados Unidos no dia 9 de janeiro, com a esposa, Maria José Silva, a delegação da CDL de Juiz de Fora e um grupo da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas. Em Nova York, participou da maior convenção internacional de comércio. Retornou à cidade no dia 17, dando continuidade aos projetos e ações para a comemoração, em 2014, dos 50 anos da CDL.
...
Fonte: Portal CNDL/Jornal Tribuna de Minas/JF