Por Lúcio Castellano
Lideranças empresariais e políticas de Uberaba participam nesta segunda-feira, dia 15, em Belo Horizonte (MG), de reunião para tratar sobre a construção de gasoduto que transportará gás natural para Uberaba (MG). O encontro contará, ainda, com a presença de autoridades do Governo Federal e de Minas Gerais. O vice- presidente Orlando Geraldo da Silva representa a CDL Uberaba.
A construção do gasoduto, além de viabilizar a instalação de indústrias na região que utilizam gás natural no processo produtivo, permitirá o funcionamento de uma fábrica de amônia, que vai fornecer matéria-prima para a produção de fertilizantes.
Com a construção da fábrica de amônia, a produção desse composto químico no Brasil será ampliada em 519 mil toneladas por ano. Segundo a prefeitura de Uberaba, estão previstos R$ 3 bilhões para a construção do estabelecimento, além de R$ 750 milhões para viabilizar o gasoduto.
De 2003 a 2012, o consumo de fertilizantes no Brasil aumentou em 30%, passando de 22,8 milhões de toneladas para 29,6 milhões de toneladas. Saiba mais A produção de fertilizante nitrogenado é uma opção economicamente atrativa para valorização do gás natural. Fertilizantes nitrogenados são derivados da amônia – que é obtida a partir da transformação química do gás natural – e amplamente utilizados na agropecuária e na indústria.