Durante reunião, o prefeito disse que o prazo da entrega do Espaço Artur Machado não será prorrogado e pediu a colaboração de todos
O prefeito Paulo Piau, o secretário de Obras, Marcondes Freitas e o superintendente da Secretaria de Planejamento e Gestão Urbana , Daniel Rodrigues responsável pelo projeto arquitetônico de revitalização do novo Espaço Artur Machado, reuniram com lojistas do entorno da Praça Rui Barbosa para tratar dos prazos de execução da reforma das fachadas.
O encontro teve como objetivo entender e ouvir quais os motivos dos lojistas de não terminarem a reforma das fachadas, que faz parte do acordo feito entre o município e os comerciantes para a revitalização das obras do Espaço Artur Macho que segue seu cronograma de atividades.
Os lojistas do entorno da Praça Rui Barbosa tinham o prazo para entrega das novas fachadas padronizadas até o último dia 22. Entretanto, alguns não conseguiram terminar a reforma, que tem o objetivo de melhorar o visual dos imóveis mantendo em destaque a arquitetura original dos prédios.
O prefeito fez questão de ouvir pontualmente cada caso e alguns lojistas pediram um tempo maior para procederem às reformas. Entretanto, o prefeito explicou que o término das obras de revitalização do Espaço Artur Machado, não pode ser adiado uma vez que a primeira fase – que compreende os lojistas do Calçadão, e parte dos lojistas da Praça Rui Barbosa, já cumpriram com a determinação. Sendo alinhado, para os casos apresentados, a assinatura de termo de compromisso onde cada um se responsabilizará por qualquer dano ao patrimônio público, em especial ao piso cimentício que está sendo colocado em todo o Espaço Artur Machado, durante duas reformas.
“Não podemos dilatar mais o prazo. Precisamos concluir a obra que tem previsão de entrega até o dia 15 de dezembro. Queremos um natal bonito para o uberabense, promovendo o aquecimento do comércio central neste final de ano. Teremos iluminação de LED na Praça, além da iluminação natalina e algumas apresentações locais promovidas pela Fundação Cultural. De algum modo a iluminação será viabilizada para que este natal seja ainda mais bonito contribuindo para enriquecimento da beleza arquitetônica da nossa cidade e do comércio local” diz o prefeito.
Durante a reunião, a equipe da Seplan se prontificou em visitar todos os comerciantes que apresentaram alguma dúvida ou dificuldade para a realização da reforma. O prazo que cada lojista terá será determinado no termo de acordo a ser elaborado e assinado nos próximos dias.
Otimismo – O vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Ângelo Crema, disse que existe uma expectativa enorme para o aquecimento das vendas do comércio de toda a região do Centro. “Os lojistas manifestaram suas necessidades e com o termo de acordo será mais fácil a programação para a troca das fachadas. Com a entrega da praça, os clientes aumentarão e os comerciantes poderão proceder com a contrapartida”, disse.
O comerciante Junior Venuto, também manifestou sua satisfação e sentimento positivo sobre o aquecimento das vendas neste natal. “Esse é um período esperado e com a revitalização estamos pensando positivamente a vinda de mais cliente para o nosso comércio”, reforça.
Orientação - Quem tiver dúvidas pode entrar em contato pelo e-mail spu.uberaba@gmail.com ou pelo telefone da Seplan 3318-0407. Lembrando que as fachadas se mantêm dentro da orientação da primeira etapa, que deve ser pelo menos 70 cm de largura pelo comprimento da fachada e altura mínima a partir do solo de 2,5 metros.
O projeto na íntegra pode ser consultado por meio do link: http://www.uberaba.mg.gov.br/portal/conteudo,44625.
Fonte: Jor. Sabrina Alves - Secom PMU, com adaptação
Foto: André Santos - Secom PMU