Por Lúcio Castellano

O Mário Palmério Hospital Universitário foi inaugurado nesta segunda-feira, 17, na avenida Nenê Sabino, 2477, em Uberaba, com a presença do reitor da Uniube, Marcelo Palmério e família, superintendentes, pró-reitores, diretores, gestores e coordenadores de cursos, além de professores, alunos e colaboradores da instituição, e de autoridades como o prefeito Paulo Piau e outras, bem como os convidados das esferas estadual e nacional. O professor Galvani Salgado Agreli é o diretor técnico e a diretora administrativa, Denise Dias Monteiro.  A CDL Uberaba esteve representada pelo presidente Miguel Faria e pelos diretores Nei Lúcio de Melo Cadima e Lourival Ferreira da Costa. 

A nova unidade hospitalar dará suporte aos cursos das áreas de Saúde, ministrados pela Uniube, em um investimento de R$ 63 milhões. São 220 leitos, 60% deles destinados ao SUS, e os demais para convênios e particulares. Entre os 220 leitos, 20 são de UTI Adulto e 19 de UTI Infantil (neonatal e pediátrica).

O MPHU atenderá em parte uma demanda reprimida do município e região e irá proporcionar academicamente ao alunado dos cursos de Medicina e Enfermagem - maior competência, habilidades e conteúdos curriculares na prática médica, além de propiciar atendimentos gratuitos e enriquecimento curricular para os alunos de outros cursos da área da saúde como Fisioterapia, Biomedicina, Farmácia, Psicologia, Serviço Social, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e Nutrição.

O projeto tem a assinatura das arquitetas Ana Paula S. Marega Zago, Janaína de Melo Tosta, Kátia de M. Torres e Margarida F. dos Santos, e coordenação da professora doutora Carmem Maluf, diretora do curso de Arquitetura da Uniube.

A transferência dos pacientes do HU da rua Santo Antônio para a nova unidade foi realizada no último domingo, 9, e das gestantes na última terça-feira, 11. O primeiro bebê a nascer no MPHU é filho de Lúcia de Fátima Braga.  O menino nasceu às 5h12 desta quarta-feira, 12, que deverá receber o nome Iago, segundo a mãe. Ele nasceu de parto normal  pesando  3,150Kg. As consultas agendadas continuarão sendo feitas no HU da rua Santo Antônio, mesmo depois da inauguração, porque no local ainda permanecem os ambulatórios.

 Fonte-foto fachada: Rose Dutra/Comunicação Uniube

Gostou? Compartilhe nas redes sociais.