Por Lúcio Castellano

Acontece nesta quinta-feira, no horário das 8h30 às 18h30, a 2ª Rodada de Negócios de Uberaba e Região, nas dependências do Sesiminas – Centro de Cultura José Maria Barra. O objetivo da Rodada promovida pelo Sebrae Minas é aproximar compradores de pequenos fornecedores. De um lado, as empresas ofertantes são convidadas a apresentar seus produtos e serviços para uma seleção de possíveis interessados. De outro lado, as empresas demandantes, também chamadas de âncoras, indicam o produto ou serviço em que têm interesse de compra.

Na manhã desta quarta-feira (25), no auditório da CDL Uberaba, foi realizado o evento denominado de “As boas práticas da rodada de negócios”, reunindo ofertantes e as âncoras, que receberam todas as informações e orientações quanto a forma de negociação. “Esse ano, são 26 âncoras e 147 ofertantes, com a previsão de cerca de 600 agendamentos”, diz a analista do Sebrae Minas Regional Triângulo, Andreia Marques de Lima, ao citar que o órgão conta com as parcerias da CDL Uberaba, Aciu, Prefeitura de Uberaba, Fiemg Vale do Rio Grande, Sindicomércio e Sindicato Rural de Uberaba.

“O objetivo principal da Rodada de Negócios é proporcionar para micro e pequena empresa a possibilidade de estar negociando com grandes empresas. A gente sabe da dificuldade que esse segmento tem de chegar a essas grandes empresas. Então é o momento de estreitar relacionamentos entre essas empresas”, diz ela.

O presidente da CDL Uberaba, Miguel Faria, destacou como relevante a realização da Rodada de Negócios, sob o argumento da abertura de oportunidade para que as pessoas conheçam o mercado e  possam oferecer o que de melhor têm. “Uberaba tem grandes empresas. Ser ofertante ou ser uma empresa âncora é de fundamental importância para o seu negócio. É uma grande oportunidade dada pelo Sebrae e seus parceiros aos empresários se mostrarem e fazerem negócios”, diz.

Devido à dinâmica do evento, o ofertante, caso identifique alguma oportunidade além de sua agenda, pode encaixar outras reuniões no período. Muitas vezes, a negociação acontece também entre ofertantes, e não apenas com empresas-âncoras.

Com o cruzamento destas informações, é criada a agenda da Rodada de Negócio. Os participantes organizam sua apresentação por horários, de modo que um mesmo ofertante possa ter a oportunidade de conversar e conhecer diferentes compradores no mesmo dia, otimizando sua participação. Os encontros duram de 20 a 30 minutos.

Gostou? Compartilhe nas redes sociais.