Por Lúcio Castellano

Ao participar de Reunião Geral da ALTM (Academia de Letras do Triângulo Mineiro),  sábado (28/9), na sede da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), a  superintendente do Arquivo Público de Uberaba, Marta Zednik de Casanova, anunciou o encaminhamento de proposição para denominar “Arquivo Público de Uberaba – Hildebrando Pontes”. Hildebrando de Araújo Pontes nasceu em 1879, no distrito de Jubaí, município de Conquista, MG, e faleceu em 1950, em Uberaba. Obras publicadas: “História de Uberaba e a Civilização do Brasil Central”, “História do Futebol de Uberaba” e “Vida, Casos e Perfis”.

A iniciativa tem por finalidade homenagear o historiador do passado que registrou toda a história da cidade, nos aspectos político, econômico, social e cultural, com muita precisão e profissionalismo. “É uma justa homenagem”, diz a superintendente.   Sobre a tramitação do processo, ela observou que irá encaminhar essa sugestão à Câmara Municipal, para ser discutida em plenário e, aprovada, encaminhada ao prefeito Paulo Piau para sanção.

Marta Zednik de Casanova ressaltou que, concretizada a ideia, pretende realizar o evento que deverá “batizar” o espaço com o nome do escritor, em 2020, nas comemorações dos 200 anos de Uberaba. “O livro do Hildebrando é o mais procurado por acadêmicos, alunos de mestrado e doutorado e pelas escolas. Ele pega a história praticamente desde a fundação de Uberaba. Os primeiros bandeirantes que passaram por aqui, no Século XVIII, até 1930. É a bíblia de Uberaba na área de história”, expôs.

A reunião da ALTM começou com um café de confraternização de membros da Academia com diretores da entidade empresarial. O convite para o encontro foi formulado pelo presidente da CDL Uberaba, Fúlvio Ferreira, ao presidente da ALTM, acadêmico João Eurípedes Sabino. Os membros da ALTM apresentaram suas obras publicadas ao público presente. A biblioteca da CDL recebeu livros dos autores presentes que foram inseridos no seu acervo literário.

O acadêmico João Eurípedes Sabino destacou que a ALTM está marcando uma nova etapa de sua história, ao abrir suas portas para parcerias com instituições que possam, também, levar adiante esse trabalho da Academia e usar o potencial que ela tem. “Estamos iniciando esse projeto na CDL. Foi um evento de grande alcance. Nós estamos à disposição de outras entidades que queiram participar também desse projeto”, diz.  Referindo-se à CDL, o acadêmico citou: “Aqui se respira credibilidade, seriedade e responsabilidade”.

Fúlvio Ferreira, por sua vez, argumentou que a visita dos acadêmicos da ALTM configura-se como um dia histórico e um dos mais importantes nesses 38 anos de existência da CDL Uberaba.  “A Academia é referência em nível Brasil e coloca Uberaba e região no cenário dos municípios que possuem um grupo seleto de pessoas que formam uma elite cultural”, concluiu.  

Da reunião também participaram o diretor Ulisses Antônio Cota e o gerente Executivo da CDL, Iovaldo Basílio.

Gostou? Compartilhe nas redes sociais.