Por Lúcio Castellano

Confederações, federações, associações, sindicatos e entidades de diversos segmentos da economia estão aderindo ao Movimento Compre do Pequeno Negócio. Em Uberaba, já anunciou o apoio a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), cujo presidente, Miguel Faria, participou de reunião no dia 21 de agosto, da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), em Belo Horizonte, oportunidade em que foi oficializada a adesão do Movimento Lojista.

Foi pensando nessa grande fatia da sociedade que uma iniciativa inédita está sendo implementada pelo Sebrae em todo o país: o Movimento Compre do Pequeno Negócio, que  pretende criar uma cultura de consumo que prioriza a aquisição de bens e serviços das empresas de pequeno porte.

“Geralmente o primeiro emprego é no Pequeno Negócio. 95% das empresas do Brasil hoje são de micro e pequenos negócios”, diz o dirigente lojista, ao destacar que no dia 05 de outubro será realizado um “trabalho forte”, com a finalidade de fortalecer esse segmento da economia. “Esses empresários fazem, no plano formiguinha, o crescimento do nosso país”, expôs. 

Miguel Faria assinalou, em seguida, que a ação visa também fazer com que o consumidor uberabense perceba que quando ele compra seu pão na padaria da esquina, sua roupa na loja de confecções da sua rua, ou quando almoça no restaurante do seu vizinho ele exerce um importante papel do pequeno negócio para a economia local e, consequentemente, regional e nacional também. “Pessoas empregadas consomem e fazem o dinheiro circular, movimentando a economia e gerando mais e mais empregos no seu bairro, na sua cidade”, comentou.

Lembrou que, em Uberaba, foi criada recentemente a Sala do Empreendedor, em parceria com a Prefeitura Municipal, onde diversos órgãos e entidades, dentre elas a CDL, para justamente agilizar soluções e oferecer apoio para os empreendedores do pequeno negócio. Miguel Faria ressaltou que o Movimento terá seu ponto alto no Dia da Micro Empresa, 5 de outubro e, até lá, várias ações de divulgação serão realizadas.  A ideia é justamente fomentar o segmento, pois as pequenas empresas já passam de 10 milhões no Brasil e representam mais de 95% do total de CNPJs, respondendo por 27% do PIB nacional e garantindo carteira assinada a cerca de 17 milhões de brasileiros.

Por fim, vale destacar que no endereço eletrônico www.compredopequeno.com.br, os empreendedores podem se cadastrar, para que o consumidor facilmente encontre produtos e serviços fornecidos mais perto de sua casa ou trabalho.

Gostou? Compartilhe nas redes sociais.