Por Lúcio Castellano, com informações da CNDL 

Objetiva movimentar comércio e varejo pela retomada da economia. Entre os dias 3 e 13 de setembro, serão oferecidas ofertas especiais aos consumidores


Criada para aliar o espírito patriótico da semana de 7 de setembro com incentivos e descontos para pequenos, médios e grandes comerciantes, a Semana Brasil de 2020 será realizada entre os dias 3 e 13 de setembro. A CDL Uberaba (Câmara de Dirigentes Lojistas), segundo o presidente Angelo Crema, apoia a iniciativa. Cita que gigantes do comércio de diferentes setores, como alimentação, eletrônicos e eletrodomésticos, computadores, móveis, produtos de higiene e limpeza, cosméticos, nutrição e material esportivo já aderiram à campanha que busca o aumento das vendas e a movimentação da economia.

O mote da campanha 2020 é “Todos juntos, com segurança, pela retomada e o emprego”. Iniciativa da Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom) do Ministério das Comunicações, a Semana Brasil é coordenada pelo Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV) e possui três pilares: colaboração, otimismo e oportunidade.

Crema destaca como um dos principais pontos da campanha é que será dedicada atenção especial ao pequeno e médio comerciante. Esses comerciantes já podem acessar todo o kit visual de promoção da Semana Brasil. No site www.participesemanabrasil.com.br estão disponibilizadas mais de 12 opções de campanhas, com as artes oficiais do projeto para download, além de vinhetas, opção de personalização com a marca da empresa interessada e temas promocionais.

“As grandes empresas se uniram e, através do marketplace, irão colocar suas plataformas digitais à disposição dos pequenos negócios para que ofereçam seus produtos e serviços a potenciais compradores”, acrescenta. Crema disse esperar que em Uberaba a adesão de empreendedores seja expressiva.

Ainda de acordo com o dirigente lojista, a CDL Uberaba está trabalhando para que, na semana de 03 a 13 de setembro, o comerciante divulgue sua adesão à campanha, via publicidade na mídia impressa e eletrônica, para trazer o consumidor para o comércio local. “Que sejam oferecidos produtos com descontos especiais. E que todos sigam os protocolos de combate ao coronavírus”, reforça Crema.

O presidente da CNDL, José César da Costa, destaca a importância do comprometimento do Sistema com a execução do projeto. “O Sistema CNDL, presente em todos os estados por meio das mais de 2 mil entidades e mais de um milhão de pontos de vendas, estará de corpo e alma na Semana Brasil para que possamos estimular o consumo e as vendas de forma consciente e segura”, diz.

Semana Brasil

Em 2019, a Semana Brasil foi realizada entre os dias 6 e 15 de setembro e contou com a participação de mais de 14 mil empresas. Segundo a Ebit/Nielsen, as vendas online cresceram 41% durante nos dias da campanha em comparação ao mesmo período de 2018. Os segmentos que mais se destacaram em 2019 e puxaram o crescimento das vendas foram os de cosméticos (+19,8%), móveis, eletroportáteis e lojas de departamento (+12,6%), turismo e transporte (+6,6%), vestuário e artigos esportivos (+6,1%) e supermercados e hipermercados (+4,5%).

Gostou? Compartilhe nas redes sociais.