Por Lúcio Castellano
Operação visa combater crimes de violência contra a mulher

A delegada Titular da Delegacia de Orientação e Proteção à Família de Uberaba, Dra Mariana Pontes Andrade, informa que nesta terça-feira, dia 08, das 9h às 13h, na Praça Rui Barbosa, acontece um evento especial e que irá reunir representantes das forças de segurança e instituições parceiras, com a finalidade de apresentar o resultado da Operação Resguardo, promovida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública de combate à violência doméstica.
Vale destacar que a segunda edição da Operação Resguardo em todo o país foi programada para o período de 1º de fevereiro a 08 de março. Ação que tem como objetivo combater crimes de violência contra a mulher é realizada em conjunto com as Polícias Civis de todos os estados, sob a coordenação da Secretaria de Operações Integradas (Seopi). A Operação Resguardo apura denúncias, instaura inquéritos policiais e cumpre mandados de prisão.
De acordo com a Dra. Mariana Pontes Andrade, em Uberaba, a Polícia Civil contou com a parceria da Polícia Militar, do Governo Municipal/Secretaria de de Desenvolvimento Social, além de entidades e instituições do setor privado, dentre elas, a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas).
A propósito, a CDL providenciou flayers com QRCode impresso com todas as instruções necessárias, como forma facilitar o acesso aos canais de denúncia e, em especial, para o rápido atendimento das mulheres violentadas de que são direcionadas para a Delegacia Virtual da Polícia Civil de Minas Gerais.
As polícias civis atuam, de forma conjunta, na busca de suspeitos de ameaças, tentativas de feminicídio, lesão corporal, descumprimentos de medidas protetivas, estupro, importunação, entre outros crimes.
Canais de denúncia - As denúncias de violência contra a mulher podem ser feitas por meio do Disque 180 e de canais locais, de forma anônima. Qualquer pessoa pode acionar o serviço, que funciona diariamente, 24 horas, incluindo sábados, domingos e feriados. O serviço cadastra e encaminha os casos aos órgãos competentes. Além disso, as delegacias estaduais também receberão denúncias presenciais.
Operação Resguardo - A primeira edição da Operação Resguardo, realizada de janeiro a março de 2021, apurou 51.551 denúncias. Quase 190 mil vítimas foram atendidas, 1.431 solicitações de mandados de busca foram expedidos e mais de 10 mil pessoas presas.

