Por Lúcio Castellano
Clamor por mais segurança leva lideranças ao governador. Encontro com Anastasia visa cobrar melhorias nos serviços de segurança pública prestados pelos órgãos de segurança do Estado no município
A segurança pública em Uberaba será tema de audiência que o governador Antônio Anastasia concederá a delegação uberabense, na próxima terça-feira (11), às 16h, na Cidade Administrativa Tancredo Neves – Palácio Tiradentes, em Belo Horizonte. O convite para participação de representantes de diversos segmentos da comunidade está sendo formulado pelo prefeito de Uberaba, Paulo Piau, através de ofício. Na noite desta segunda-feira (3), durante a primeira reunião do ano da diretoria da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), o assunto foi amplamente debatido e foi aprovada a presença da entidade na mobilização.
Para o encontro, são esperadas representações da Polícia Militar, Polícia Civil, Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes Especiais Proteção de Bens e Serviços Públicos, bem como do Poder Público Municipal, membros do Lions, Rotary, Maçonaria e presidentes das entidades ligadas ao G9 de Uberaba, dentre elas a CDL Uberaba.
“A iniciativa é de grande importância para possamos reivindicar mais segurança para a nossa cidade”, diz Miguel Faria, presidente da CDL. Ele aponta, entre outras providências urgentes, o aumento do efetivo da Polícia Militar. Reconhece, no entanto, como importante a implantação do sistema de videomonitoramento “Olho Vivo”. “Mas vamos colocar para o governador que muito há que se fazer sobre segurança pública. A CDL vai reivindicar assuntos pertinentes não apenas para o comércio, mas como para toda comunidade uberabense como um todo, tanto com mais viaturas quanto a presença de policiais circulando pela cidade”, diz.
Miguel Faria, de outra parte, disse que a entidade tem, de forma permanente, acionado e recebido posicionamento do comandante da 5ª Região de Polícia Militar – Uberaba, CEL PM Laércio dos Reis Gomes, diante de ocorrências envolvendo o setor representado pela entidade.
Por fim, o dirigente lojista anunciou que, nos próximos dias, será iniciada a distribuição, gratuita, de adesivo orientando os associados da CDL a não permitirem a entrada ou permanência de pessoas com capacete ou qualquer outro objeto similar que dificulte ou impeça, parcial ou totalmente, a identificação das mesmas. A medida adotada pela CDL Uberaba visa ser um instrumento eficaz contra ações de criminosos em estabelecimentos comerciais da cidade como os que têm ocorrido com certa frequência ultimamente. As pessoas que insistirem no uso de capacetes serão orientadas a deixar o estabelecimento.