Por Lúcio Castellano
O presidente da CDL Uberaba (Câmara de Dirigentes Lojistas), Miguel Faria, hipotecou nesta quarta-feira (11) total apoio à iniciativa do Movimento Lojista gaúcho, junto ao governo federal, no sentido de transferir todos os feriados nacionais para segunda-feira. “Somos plenamente favoráveis à proposta, pois o custo fixo é muito alto para as empresas. A proposta é interessante e feita em boa hora, ou seja, num momento em que o País precisa produzir mais. Precisamos de menos feriados e mais trabalho”, diz.
Com o intuito de diminuir os prejuízos dos lojistas, em decorrência dos diversos feriados de 2015, a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS) enviou uma carta à presidenta Dilma Rousseff e ao ministro Aloísio Mercadante para mudar as folgas para segundas-feiras. Assinada pelo presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch, o documento destaca que o prejuízo do comércio do estado pode ultrapassar R$ 880 milhões.
“O objetivo é diminuir as perdas e, assim, manter a economia gaúcha dentro da razoabilidade no atual cenário econômico. Os feriados em sexta-feira, por exemplo, são ainda piores, pois abrir o comércio apenas no sábado é prejuízo anunciado, além de prejudicar o mesmo de extensão de feriado para os comerciários”, afirmou Vitor Augusto Koch.
De acordo com o presidente da CDL Uberaba, a idéia da entidade do Rio Grande do Sul é reeditar iniciativa presidencial implementada na segunda metade da década de 1980, quando os feriados nacionais que ocorriam em dias da semana eram automaticamente transferidos para a segunda-feira, com exceção do Natal e Confraternização Universal.
“Se um feriado começa numa sexta-feira, o comércio abre no sábado apenas para ter prejuízo”, argumentou. Miguel Faria disse que levará o pleito da FCDL-RS à diretoria Federação das CDL’s de Minas Gerais, da qual é vice-presidente. “Com feriado na segunda, o ritmo de trabalho começa na terça e não pára até sábado. Perdemos muito com tantos feriados, quando é necessário fomentar a economia nacional”, finalizou
O CALENDÁRIO DE 2015
No caso de Uberaba, são três feriados municipais:
02 DE MARÇO – ANIVERSÁRIO DA CIDADE/ SEGUNDA-FEIRA
15 DE AGOSTO –PADROEIRA NS ABADIA/ SÁBADO
20 DE NOVEMBRO – DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA /SEXTA-FEIRA
Os feriados nacionais:
1º janeiro – Confraternização Universal/quinta-feira
17 fevereiro – Carnaval/terça-feira
03 abril – Paixão de Cristo/sexta-feira
05 abril – Páscoa/domingo
21 abril – Tiradentes/terça-feira
1º maio – Dia do Trabalho/sexta-feira
04 junho – Corpus Christi/quinta-feira
07 setembro – Independência do Brasil/segunda-feira
12 outubro – Nossa Senhora Aparecida//segunda-feira
02 novembro – Finados/segunda-feira
15 novembro – Proclamação da República/domingo
25 dezembro – Natal/sexta-feira