Por Lúcio Castellano

O Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) lançou mais um produto ofertado às micro e pequenas empresas, o Fungetur, recurso oriundo do Ministério o Turismo e direcionado às empresas que estejam vinculadas às atividades turísticas. Nes
ta quinta-feira, a linha de crédito foi apresentada pelo consultor do BDMG Marco Aurélio Mio aos membros do Conselho Municipal de Turismo de Uberaba (Comtur) que estiveram reunidos na sede da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas). A propósito, Mio estará à disposição dos interessados, com atendimento às terças e quintas-feiras, na CDL, na rua Luiz Soares, 520, Vila Olímpica, fone (34) 3319-4400.
Segundo o presidente da CDL Uberaba, Angelo Crema, a entidade tem a oferecer ao setor turístico o Centro de Convenções CDL Hall, localizado no Parque Tecnológico/UniVerdeCidade. O espaço tem recebido eventos grandiosos e com a presença de milhares de pessoas de todo País. Lembrou que a CDL tem uma cadeira Comtur e como tal tem atraído programações diversas como forma de movimentar o comércio, bem como a rede hoteleira, restaurantes, bares e afins.
Crema comentou, ainda, sobre o Fungetur: “O fundo é muito atrativo para fomentar e desenvolver toda a cadeia do turismo. Diante dessa importância, a CDL proporciona consultoria do BDMG, como forma de facilitar aos interessados em fazer esse financiamento”. Ele fez uma avaliação do potencial turístico de Uberaba. “Nossa cidade hoje está inserida sim no contexto das cidades turísticas de Minas Gerais, inclusive recebemos recentemente a visita do ministro Marcelo Álvaro Antônio (Turismo) que destinou recursos para serem aplicados no nosso turismo”.
O secretário ajunto de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Fúlvio Ferreira, assinalou que um dos grandes assuntos abordados foi o GeoPark Uberaba. Geopark é um programa criado pela UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, para a conservação e valorização de uma área com um rico patrimônio geológico. Enalteceu o formato de reuniões itinerantes do Comtur. “Mais turismo é mais desenvolvimento econômico. Todos ganham”, diz. Aproveitou para exaltar o retorno dos vôos diretos e diários, na rota Uberaba-São Paulo (Congonhas)-Uberaba, agora no final de outubro.

A partir dessa reunião do Comtur, na próxima semana terá início a consultoria do BDMG com atendimentos, às terças e quintas-feiras, de 9h às 12h, na sede. na CDL.” O BDMG está bastante agressivo pelas taxas oferecidas”, disse o consultor Marco Aurélio Mio. A linha de crédito Fungetur para capital de giro tem taxa de 7% ao ano + variação do INPC; isenta de IOF. Prazo máximo até 48 meses. Carência de três a seis meses. Atende micro e pequenas empresas do setor de turismo e visa a expansão das oportunidades de novos negócios, geração de emprego e renda. o desenvolvimento do turismo local e regional.
O Fungetur Giro é uma linha de financiamento do Ministério do Turismo, operada pelo BDMG e voltada para empresas com faturamento anual igual ou inferior a R$ 4,8 milhões, e que desempenham atividades ligadas direta ou indiretamente ao setor de turismo de Minas Gerais. A empresa financiada precisa ter, no mínimo, seis meses de operação e estar cadastrada no Cadastur. Empresas não cadastradas podem realizar o cadastro.
Ainda dentro do amplo leque de assuntos tratados na reunião do órgão, o presidente do Comtur, Mauro Moraes, expôs sobre a adesão de empresas uberabenses ao Cadastur que é o sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo. O cadastro garante diversas vantagens e oportunidades aos seus cadastrados e é também uma importante fonte de consulta para o turista em suas visitas. O cadastro é obrigatório para: acampamentos turísticos; agências de turismo; meios de hospedagem; organizadoras de evento; parques temáticos, e transportadoras turísticas. O cadastro também é obrigatório para exercer a profissão de Guia de Turismo. O cadastro visa promover o ordenamento, a formalização e a legalização dos prestadores de serviços turísticos no Brasil, por meio do cadastro de empresas e profissionais do setor.