Por Lúcio Castellano

O presidente da CDL Uberaba, Miguel Faria, comentou, na manhã desta quinta-feira (18), a decisão de quarta (17), do Governo Federal que, na tentativa de tentar conter a inflação elevada, através do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central elevou a taxa de juros de 7,25% para 7,5% ao ano. Trata-se da primeira elevação da Selic desde julho de 2011 – quando a taxa subiu de 12,25% para 12,5%. “Ficou (o percentual) abaixo das expectativas dos analistas econômicos. Não é um percentual expresso, mas, é importante que os consumidores atentem para a programação do orçamento familiar”, observou o dirigente lojista.

Miguel Faria assinalou que a medida era esperada desde o início do ano, após a taxa de 7,25% ter vigorado desde outubro de 2012, interrompendo o período de juros na mínima histórica, que nos últimos meses havia levado ao barateamento do crédito, com consequente aumento do consumo pelas famílias brasileiras.

Para ele, é importante que os empresários estejam atentos às novidades do mercado, a partir do anúncio dessa correção da Selic. Outras três atualizações, acredita o mercado, também na faixa de 0,25%, estão previstas até o final do ano.

“O País precisa crescer e com novos investimentos. O governo, por sua parte, precisa reduzir as despesas públicas, para que a inflação se mantenha em níveis sustentáveis”, finalizou Miguel Faria.

Gostou? Compartilhe nas redes sociais.